quinta-feira, 7 de maio de 2009

Compra de um monte de imóveis enquanto se corta despesas


Com as recentes publicações sobre desapropriações, abandono de imóveis comprado pela Prefeitura Muncipal de Limeira e os regimes de contenção de gastos me deixam com algumas indagações.

Se qualquer comerciante verificar que suas vendas estão caindo, ele deverá cortar custos e isto é, num primeiro momento, necessário pois ele não pode colocar a liquidez da empresa em risco. Liquidez é a capacidade de pagamento de suas despesas com recursos disponíveis em caixa e com as propriedades que possui.

Se em vez de reservar, ele começa a fazer investimentos, com os recursos poupados, como compra de outras lojas para iniciar seu uso alguns anos depois, todos o internarão, afinal ele ficou louco: cortar despesas e comprometer essa economia com investimentos para o longo prazo, como assim....

E é bem isso o que a atual administração vem fazendo. Ela corta despesas da prefeitura e oferece no máximo 2% de aumento para os funcionários, quando prefeituras da região oferecem por volta de 6%. Mas nos jornais, sempre há a estampa de manchetes falando que a prefeitura, literalmente, saiu às compras, nos deixa em dúvida.

O prefeito em sua campanha eleitoral, propagava que era um administrador no comando da prefeitura. Mas com os conhecimentos que tenho de administração que desenvolvi na minha graduação, sei que não se faz investimentos de médio e longo prazo, quando você não possui recursos em curto prazo, pois isso sacrifica perigosamente o fluxo de caixa da empresa.

Os mais desavisados podem alegar que o que o prefeito vem fazendo é investir no combate a crise através da disponibilização de infra-estrutura para atração de novos empreendimentos, que são geradores de recursos e empregos para a nossa cidade.

Mas por outro lado, sabemos que essas empresas não se instalarão aqui em 6 meses, e também, que Limeira já disponibilizou outras áreas em tempos passados. Onde estão aquelas dezenas de empresas que foram prometidas no primeiro mandato? Basta ver os distritos que já existem na Limeira-Piracicaba e Limeira-Iracemápolis. Dá para contar nos dedos da mão a quantidade de empresas já instaladas.

O que a atual gestão precisa é ser mais gestora sim, e saber gerenciar os conflitos que aí estão e não sair apenas às compras. Porque comprar sem utilizar adequadamente gera desgastes, depreciação e ociosidade do custo de oportunidade com os recursos imobilizados...

PS: a imagem de prefeito fei retirada da capa do Jornal de Limeira, disponível aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário