sexta-feira, 14 de agosto de 2009

São Maximiliano Kolbe



Você já conhece esse santo que acima está mostrado?

Se não, ele é um santo polonês e teve uma história de martírio muito bonita e de um fato marcante próximo de nós: o Holocausto Nazista na Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945).

De longe, o povo que mais morreu no holocausto foi o povo judeu, mas também inúmeros ciganos, testemunhas de jová, homossexuais, deficientes e também muitos católicos, principalmente poloneses...

Ele foi preso em Auschwitz, o maior campo de concentração nazista.

Ele morreu por um pai de família. Houve uma fuga no campo de concentração e os nazista em represália escolheu 10 prisioneiros que deveriam morrer de fome para "pagar" a fuga. Escolheram-se aleatoriamente os 10 e um entre eles começou a implorar por sua vida. Nisso, um homem entre os outros, o de número 16670, pediu para substituir aquele homem que implorava pela vida. Os nazista aceitaram.

Padre Kolbe foi em seu lugar e de lá não voltou. 10 dias depois de serem colocados nus num buraco úmido, o padre não morreu e a tropa assassinou-o com uma injeção letal. Esse dia foi 14 de agosto de 1941.

Assim, o dia de hoje é o dia de comemoração do exemplo de homem que ele foi: São Maximiliano Kolbe.

Em vida, ele fundou uma assosciação com o objetivo de evangelizar através dos meios de comunicação, que é a Associação Milícia da Imaculada. Ela está no Brasil há vários anos em Santo André (SP).

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a Associação Milícia da Imaculada, pode entrar no site da associação clicando aqui.

Quem quiser saber mais sobre a vida de São Maximiliano Kolbe, pode clicar aqui e aqui.

Quem é da região de Limeira, a rádio Magnificat retransmite a programação da Milícia todos os dias entre mais ou menos 20:00 e 5:00. Sintonize na estação 103,5 Mhz ou ouça pela internet.

Há milhares de pessoas espalhadas pelo Brasil que fazem doações constantes para apoiar o trabalho de evangelização. Essas pessoas são conhecida como mílites. Eu sou desde 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário