segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O reality show de Brasília.


Quando olhamos a política no Brasil, parece um reality show. De tempos em tempo, uma pessoa pública é colocada na berlinda (ou “paredão”), como risco de ser excluída. Essa pessoa é descascada até não dar mais e depois o que acontece?

NADA, isso, nada mesmo, pois demora um pouco e vemos todos lá novamente com a mesma empáfia que tinham antes, com os mesmos trejeitos ao andar pelos corredores políticos e com uma moral inabalável, como se fossem um Cristo de pureza... aí está a diferença do reality show. Pelo menos lá, eles são excluídos da mídia, tem um pouco só mais de fama e seis meses depois ninguém nem mais se lembra deles...

A crise política no Brasil está longe, muito longe de um final feliz. Tira-se essa conclusão quando se assiste os atuais escândalos em Brasília. Parece que alguns políticos, quanto mais se bate, mais forte fica!!! É um caso inacreditável de resiliência. Nem o Wolwerine do X-Men aguentaria isso!

Mas por que isso? Falta de participação e cobrança de todos e de todas. Eles pouco se preocupam porque sabem que a população logo esquecerá, pouco se falará a respeito e o pior de tudo, continuará havendo um curral eleitoral que votará em massa nas próximas eleições... ou alguém não se recorda o que aconteceu com Renan Calheiros?!?


Nesta semana será justamente isso que continuaremos a assistir pelos telejornais: a oposição tentando apontar as falhas do Senado, principalmente na pessoa do senador Sarney, e sua tropa de choque que deve ganhar bem com isso, seja por influência, seja por outros meios, continuará lutando para defendê-lo. E isso continuará até o próximo senador ser colocado na berlinda da vez...

Ah! A propósito, você se lembra em quem votou na última eleição para cargos federais em 2006? Você acompanhou algo de seu candidato?

Caso a resposta seja não, repense suas atitudes para 2010.

Nota: as charges foram retiradas do site Gazeta do Povo (clique aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário