quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ofício Divino da Juventude


No final de julho de 2009 iniciamos a distribuição de mais uma edição do Ofício Divino da Juventude. Esta 4ª edição presta uma homenagem ao Pe. Gisley Azevedo Gomes, pelo seu martírio na defesa da vida da juventude, assassinado em 15 de junho, em Braslândia/DF.


O Ofício Divino da Juventude é um instrumento macro-ecumênico para ajudar os/as jovens e os grupos a celebrarem a vida, inspirado no Oficio Divino das Comunidades. É da tradição dos/as cristãos/ãs o Ofício das Horas, que com o tempo foi sendo utilizado somente entre o clero.

O Ofício Divino das Comunidades é uma riqueza e uma experiência significativa no caminho de volta para as comunidades reunidas e para o povo, de modo geral, na construção de uma espiritualidade no cotidiano, trazendo a vida, ou seja, o ofício Divino, a tarefa Divina para o movimento em que vivemos no nosso dia-a-dia. Essa riqueza de espiritualidade do seguimento a Jesus iluminou e fortaleceu, e ainda fortalece muitas caminhadas no compromisso com a vida.

O Ofício Divino da Juventude (ODJ) está dentro deste esforço de apresentar aos/às jovens um modo de tornar o dia-a-dia carregado da presença do Deus, que caminha com seu povo, no seu dia-a-dia, nas suas labutas de trabalho, de lazer e de estudos.. Os/as jovens estão acolhendo o instrumento em seus encontros de formação nos finais de semana e, ainda, no seu cotidiano.

O ODJ também ajuda a juventude a integrar a fé e a vida e a se abrir ao Outro, às diferente Outras Igrejas Cristãs, às outras religiões e, de modo especial, a integrar a cultura juvenil dentro deste processo.

A transformação das situações de morte e o assumir de uma causa têm como centro o fortalecimento de uma mística que anima a pessoa a realizar na sua história o compromisso com a defesa da vida.

Organizem em sua comunidade a capacitação para o uso do ODJ, temos um roteiro de capacitação, com o CD (salmos e aberturas), um material cifrado para ser baixado gratuitamente da Internet (www.casadajuventud e.org.br) e o ODJ (com orações, salmos e músicas) no valor de R$ 4,00. Para aqueles grupos que se organizarem e comprarem acima de 50 volumes o valor passa para R$ 3,00 reais a unidade.

Faça seus pedidos com a Thais ou a Débora recepcao@casadajuve ntude.org. br. Conheça outros materiais publicados para o trabalho com a juventude em nosso sítio: www.casadajuventude .org.br .


Carmem Lucia Teixeira
Coordenadora Geral da Casa da Juventude Pe. Burnier

Fonte: CAJU


Nenhum comentário:

Postar um comentário