quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Saúde Humanizada.


Com o caso do médico Roger Abdelmassib que é acusado de praticar crimes sexuais contra suas pacientes desde o início da sua carreira, há cerca de 40 anos, vem à tona um problema muito sério na saúde brasileira como um todo: a falta de humanização no tratamento aos pacientes nos diversos hospitais e consultórios no país inteiro.

Nas universidades brasileiras de medicina além da maioria não formar médicos com conhecimento suficiente, quase nenhuma oferece mais uma base de humanidades no curso ou na residência. Resultado disso são tratamentos ineficientes, pois os pacientes precisam ser avaliados tanto do seu lado biológico quanto humano, além do desrespeito e abusos para com os pacientes.

Vale a pena ouvir a série de reportagens que está sendo transmitida essa semana na CBN com o tema Saúde Humanizada para ver como é gratificante e transformador cuidar dos pacientes não somente na sua anatomia, mas também do seu psicológico.

Quem quiser ver mais informações, clique aqui.

Abaixo, você poderá ouvir os podcasts.

Os efeitos da música durante o período de internação (24/08/09)




Animais podem ajudar na recuperação de pacientes (25/08/09)




Os contadores de histórias (26/08/09)

Observação: retirei os audios já que algumas pessoas entraram em contato comigo reclamando que o audio entra na hora que eles entram no blog. Veja no site clicando
aqui

Participou também desta mensagem:
Graziela Francischetti

Fonte da imagem: site CBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário