terça-feira, 1 de setembro de 2009

O DNJ 2009 está a caminho!!!

O DNJ, Dia Nacional da Juventude será comemorado em Limeira neste ano e os atrabalhos estão a todo vapor...




O DIA NACIONAL DA JUVENTUDE JÁ COMEÇOU NA DIOCESE DE LIMEIRA

Por Kledir Salgado

No dia 15 de Agosto de 2009 na cidade de Limeira jovens da diocese de Limeira se reuniram para um momento de formação sobre o DNJ 2009 e contaram com assessoria da representante do estado na Coordenação Nacional da PJ, Roberta Agustinho.

A bela tarde foi aberta com um momento de oração, composto por uma bonita mística, velas, óleo perfumado, leitura bíblica davam o tom, ao momento de espiritualidade, que encarna o cristo libertador refletido em cada jovem presente.

Posteriormente foi feito um breve histórico sobre o DNJ. Segundo a assessora o ano de 1985 foi decretado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Ano Internacional da Juventude. Como gesto concreto, a Pastoral da Juventude do Brasil assumiu a celebração do DIA NACIONAL DA JUVENTUDE. Em l986 aconteceu o primeiro Dia Nacional da Juventude (DNJ). Atualmente, no Brasil, celebramos o DNJ no último Domingo de Outubro. O DNJ é um evento realizado anualmente, esse dia é marcado por mobilizações de milhares de jovens, em todo o país, para celebrar, como igreja, a vida da juventude.

Em seguida houve aprofundamento do tema e os jovens refletiram sobre a estrutura do DNJ fazendo a ligação com tema e os desejos da juventude da diocese.

A assessora mediou um momento de construção lúdica e artística sobre o tema e partir disto os/as jovens com materiais diversos construíram símbolos. Os mesmos ainda cantaram e dançaram cirandas, além de rezarem e refletirem sobre a importância da marcha contra o extermínio da juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário