quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Nudez, machismo e individualismo.


Nas últimas semanas temos assistido um acalorado debate sobre até que ponto pode haver nudez ou sensualidade e o respeito às outras pessoas...

O caso da estudante de São Paulo provocou um caos total no Brasil e superou muitas outras questões nacionais e coletivas...

Nós atualmente discutimos muito os direitos individuais, mas discutimos pouco os direitos coletivos, já que para isso acontecer, os indivíduos devem assumir deveres, o que por sinal é bem mais complicado.

Por exemplo, a foto aí ao lado é da manifestação que mais de 200 estudantes fizeram na UNB em Brasília. E o que está escrito no corpo das meninas: "O CORPO É MEU".
Mais uma vez, conseguiram mais de 200 pessoas para defender o direito individual de usar o corpo como quiser, porque o "meu umbigo é mais importante que o umbigo dos outros". Aposto que se fosse para, por exemplo lutar por uma questão social global, seria muito mais difícil juntar tantas pessoas.

Sabemos que o corpo humano traz reações infantis e até animais mesma. Provoca instinto incontidos em muitos. Parece que nos tornamos menos racionais. Isso pode ser por um problema fisiológico, pois como um amigo dizia: "Quando o corpo excita, muito sangue vai em grande quantidade para um único lugar e pelas regras da física tem que sair de outro lugar, e imagina qual a parte menos importante nesse momento do que o cérebro!!!"

Vídeo "Pelada nas Ruas!"

Por outro lado, abaixo pode ser assistido um video disponível no youtube e com mais informações clicando aqui que fala sobre a artista plástica Alessandra Cestac. Ela realiza intervenções urbanas colando imagens dela nua por locais públicos em São Paulo.





Eu particularmente, considero esse tipo de "intervenção urbana" como vandalismo e coloco na mesma posição da pichação. Para mim, qualquer alteração visual num espaço público sem autorização não passa de pichação. Mas essa é apenas a minha opinião.

Fonte da imagem: site do estadão (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário