quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Retirada de símbolos religiosos das Repartições Públicas do Estado de São Paulo.


(Fonte: FOLHA de SÃO PAULO, de 09/08/2009)

(NOTA DEZ! Esse Frade falou em nome de todos os cristãos...)

“Sou Padre católico e concordo plenamente com o Ministério Público de São Paulo, por querer retirar os símbolos religiosos das repartições públicas.

Nosso Estado é laico e não deve favorecer esta ou aquela religião.. A Cruz deve ser retirada!

Nunca gostei de ver a Cruz em tribunais, onde os pobres têm menos direitos que os ricos e onde sentenças são vendidas e compradas...

Não quero ver a Cruz nas Câmaras legislativas, onde a corrupção é a moeda mais forte...

Não quero ver a Cruz em delegacias, cadeias e quartéis, onde os pequenos são constrangidos e torturados...

Não quero ver a Cruz em prontos-socorros e hospitais, onde pessoas (pobres) morrem sem atendimento...

É preciso retirar a Cruz das repartições públicas, porque Cristo não abençoa a sórdida política brasileira, causa da desgraça dos pequenos e pobres.”

Frade Demetrius dos Santos Silva * São Paulo/SP

Meus comentários:

Recebi por e-mail essa mensagem. Não tenho certeza se de fato ela foi postada no site da Folha, mas vale a pena refletir.

Utiliza-se como argumento a laicidade do Estado para não poder utilizar esse tipo de imagens. Eu sou contra, pois mais do que um símbolo católico, esse símbolo representa a cultura do Brasil, que seja por vias corretas ou tortas, teve grande influência do catolicismo.

Vejo que a ânsia de retirá-las, parte muito mais do revanchismo de ateus de carteirinhas, pois se o Brasil tivesse sido palco de guerras religiosas, entenderia o porque mas não. Se hoje temos essa diversidade sultural, isso aconteceu também com o respeito dos católicos...

Os historiadores amadores podem levantar a questão dos indígenas, mas erram num fato básico que é não ver a história com o pensamento de sua época. A Igreja errou sim e soube reconsiderar o erro, assim como toda a população brasileira errou e hoje tenta superar. Não é caçando bruxas que vamos acabar com isso!

Outra coisa, hoje a Igreja Católica é uma das maiores defensoras da questão do índio, veja por exemplo os efeitos da Campanha da Fraternidade de 2002 que tratou da questão indígena em todo o país e também não podemos nos esquecer do CIMI - Conselho Indigenista Missionário que é uma das organizações mais atuante na defesa dos dieitos indígenas...

E para terminar, os ateus defendem alegando que devem ter seu direito respeitado, mas se esquecem de que ainda quase 70% da população brasileira se considera católica. Portanto, o que defendem é a ditadura da minoria. Você concorda?

Nenhum comentário:

Postar um comentário