quarta-feira, 28 de abril de 2010

Manobra veta uso de tribuna por consultor


Nani Camargo


Uma manobra da bancada governista na Câmara de Limeira barrou anteontem o uso da Tribuna Livre pelo consultor de empresas Celso Leite. Convidado por Paulo Hadich (PSB), Leite falaria sobre redução de impostos e projeto do parlamentar - arquivado na Casa - que propôs a queda do ISS de Limeira de 4% para 2%.

Como o assunto era desconfortável para os governistas - já que o prefeito Silvio Félix (PDT) foi contra o projeto - e também pelo fato de o consultor ser um crítico à atividade de alguns vereadores, foi armada a manobra: no lugar de Leite, quem usou a tribuna foi uma mulher desconhecida, chamada Maria do Amparo Abuchain, que se apresentou como "gestora de projetos sociais".

Dizendo ser de Araraquara, ela apareceu anteontem à tarde na Câmara. Passou em alguns gabinetes pedindo apoio financeiro. Ao usar a Tribuna Livre para tratar sobre suas atividades "voltadas para mulheres vítimas da violência", Maria do Amparo falou por dois minutos. Não conseguiu mais. Visivelmente sem saber o que fazer naquele espaço, pediu: "agora, vocês (vereadores) podem fazer perguntas para mim".
O Jornal de Limeira apurou que a mulher não pertence a entidades ou ONGs em Araraquara (leia nesta página).

TÁTICA

Quem fez o pedido para que a suposta gestora usasse a tribuna no lugar de Leite foi Elza Tank (PTB) - medida autorizada pelo Regimento Interno, segundo a Assessoria de Imprensa da Casa.
Quando perceberam que a mulher não tinha condições de discorrer sobre o assunto, vereadores da base aliada começaram a fazer explanações sobre violência doméstica. E a moradora de Araraquara respondia de forma vaga.

Celso Leite acompanhou tudo sentado no auditório. Disse ter recebido anteontem um telefonema de uma secretária do presidente da Câmara, Eliseu Daniel dos Santos (PDT). "A moça falou que eu não poderia usar a tribuna devido a um imprevisto. Eu, porém, tinha me preparado, fiz um estudo e desmarquei compromissos. Avisei que eu iria mesmo assim".
No plenário, Elza Tank chegou a pedir desculpas ao consultor, a quem chamou de "José Leite". "Aceito as desculpas da Elza e até compreendo. Um governo que compra peças no Guarujá, compra merenda e apostilas em São Paulo, e até o carnê do IPTU é feito fora da cidade, é natural que qualquer pessoa de outra cidade tenha preferência sobre um cidadão limeirense com histórico de trabalho voluntário na área social e de desenvolvimento, que se propõe a apresentar alternativas de planejamento para a cidade", disparou ele.

Segundo Hadich, a mulher chegou até a Câmara com um cartão do secretário de Governo e Desenvolvimento, Sérgio Sterzo. "Ela não tinha nada a dizer. Foi lamentável", disse o vereador. Ronei Martins (PT) também confirmou que a suposta gestora lhe pediu dinheiro. "Disse que só poderíamos dar apoio político, e não financeiro".
Ao Jornal, Eliseu Daniel negou a manobra. "Imagina. Só demos espaço para ela falar de seu trabalho. Foi a Elza Tank quem pediu".
O Jornal de Limeira falou com vereadores governistas sobre o ocorrido. Pedindo anonimato, foi confirmada a manobra. "Isso foi coisa da Elza e do Eliseu", disse um deles.

Meus comentários:

Execrável essa atitude. Demonstra a que ponto chega a sacanagem em nossa Câmara Municipal. Enquanto os limeirenses não ocuparem esse espaço e mostrarem presença, nada mudará. Pois como diz o ditado: "quando os gatos saem, os RATOS fazem a festa!" Vamos lá Limeira, lembrem-se o que os pré-candidatos fazem. Valorizem Limeira: não votem em porcarias limeirenses, valorizem seus votos... analisem e votem em limeirense que mereça receber seu voto e não em qualquer um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário