sexta-feira, 23 de julho de 2010

A POLÍTICA COM RESPEITO



A política é a arte e a ciência do bem comum. Arte, porque nasce da criatividade, da liberdade de fazer o bem, e ciência, porque requer preparo, estudo, conhecimento.

O respeito é a consideração, o acolhimento, o cuidado, a atenção que damos ao outro e a nós mesmos.

A política com respeito faz toda a diferença. Gostamos de ser respeitados e, por isso mesmo, devemos respeitar. Esta é a base da ética: fazer ao outro o que gostaríamos que fizessem conosco e não fazer ao outro o que não gostaríamos que nos fizessem.

As relações fundamentadas pelo respeito constroem pontes, diminuem as diferenças. O respeito une, reúne. O respeito é parceiro inseparável do amor.

Nossa campanha - CHALITA PARA DEPUTADO FEDERAL - assegura: a política pode ser feita com respeito e, naturalmente, com amor.

Infelizmente, a própria linguagem que permeia as relações políticas parece denotar desunião, desentendimento e desrespeito ao outro. É como se fosse uma guerra; "disputa", "espaço", "desconstrução", "adversário", "inimigo" e "terreno" são algumas expressões comuns no mundo político. "Meu" e "seu" são pronomes que protagonizam um cenário que deveria ser de cooperação - afinal, voltando ao início, trata-se do bem comum.

É preciso falar mais em "nós". Construir uma sociedade pautada pelo respeito e pela compreensão do outro. Uma sociedade representada por pessoas de bem, que façam da política um instrumento de promoção do bem comum, de serviço aos anseios da sociedade. Uma política que seja traduzida em ações calcadas em valores como compaixão, respeito, ética, cidadania e dignidade.

A FÉ NA EDUCAÇÃO

A educação transforma. A educação é capaz de mudar um país. A educação, construída com respeito, é capaz de formar novas mulheres, novos homens. É esse o caminho para fazer o Brasil crescer ainda mais.
Essa é a contribuição de Chalita para que a campanha seja feita com respeito e com um grande tema: a educação, ou melhor, a fé na educação!

Queremos unir as pessoas de bem para fazer parte desta jornada. Queremos mostrar que é possível sonhar e fazer. Na Câmara Federal, o tema da educação tem de estar na ordem do dia. Uma educação que cuide da pessoa toda e de todas as pessoas. Um olhar de respeito às professoras e aos professores e um convite às famílias, para que cumpram sua parte na construção coletiva de uma educação que prepare nossos alunos para a vida, para o exercício da cidadania e para a participação no mercado de trabalho.

Fonte: site do candidato a Deputado Federal Gabriel Chalita (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário