quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Plantio de mudas marca comemoração do Dia da Árvore


Ontem foi o Dia da Árvore e, para comemorar a data, a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades realizou o plantio de mudas da árvore pau-brasil no Parque Cidade. A atividade contou com a participação dos alunos da Emeief Limeira.

O secretário da pasta, Domingos Furgione Filho, ressaltou a importância da conscientização em relação ao meio ambiente. O biólogo Rogério Mesquita também presente no evento, falou sobre a representação das árvores no Brasil, além de explicar os cuidados que se deve ter ao plantar uma árvore.

Dynorah Cappi Redondano, coordenadora de Educação Ambiental, acrescentou que “toda a experiência que a criança vive dessa forma fica marcada. Essa ação é uma das maneiras de se educar ambientalmente e de desenvolver algum valor positivo em relação ao meio ambiente”.

O Horto Florestal também fez parte da ação e cerca de 50 alunos, de 3 a 5 anos, da escola RGF, plantaram 80 mudas de árvores de espécies de essência nativa no Museu da Fruta. As mudas e as estacas foram doadas pela Prefeitura.

FOZ DO BRASIL

Alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Margarida Parolli plantaram 10 mudas nativas na Estação de Tratamento de Água (ETA), através de iniciativa da Foz do Brasil.
Cerca de 30 estudantes foram auxiliados pelos integrantes da concessionária no plantio de mudas de ipê, angico-branco, ficheira, acerola e pitanga.

Fonte: Gazeta de Limeira (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS

Fazer a comemoração e incentivar o plantio de árvore sempre é bom, principalmente proporcionando isso para as crianças.

Mas também por outro lado, há que se fazer uma reflexão: por que o plantio de árvores teve que acontecer longe, ou seja, em parques e no Horto.

Uma reportagem da Gazeta de ontem mostrava que Limeira deveria ter 140 mil árvores urbanas, mas tem mais ou menos 58 mil.

Com essa prática, a mensagem que se passa é que árvores são ótimas mas desde que esteja longe: lá no parque ou lá longe no Horto. Em frente da minha casa não!

Uma sugestão seria que no próximo ano, a Secretaria de Meio Ambiente escolhesse umas 50 casas nos bairros menos arborizados da cidade e fizesse um evento de plantio, demonstrando a importância de se ter árvores em frente de casa e quais os benefícios que elas trazem para nosso ambiente.

Se possível, em casas próximas de escolas e que as crianças dessas escolas participassem, pois daí, todos dias elas passariam em frente e veriam o desenvolver da árvore.

É a minha sugestão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário