sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A Revolução do nosso Desenvolvimento está na Educação

Jovens tiram dúvidas sobre profissões, mercado e universidades

Cláudia Trento

A Feira de Profissões, realizada ontem no Museu da Joia, reuniu mais de três mil adolescentes do ensino médio de escolas públicas, privadas e de cursinhos pré-vestibulares que estão à procura de informações sobre qual carreira profissional seguir. No pátio do museu, 20 estandes de instituições de ensino superior e técnico esclareceram dúvidas sobre os cursos oferecidos, além de passar uma ideia de mercado de trabalho.

O evento, que contou ainda com palestras, oficinas e testes vocacionais, ofereceu um leque de opções de possibilidades de escolha para o adolescente, que recebeu informações precisas sobre cada curso. Nos estandes, além das atividades oferecidas, profissionais estavam de plantão para sanar as dúvidas dos jovens e atendê-los. “O objetivo da feira é fazer com que o aluno tenha orientação e assim a escolha será feita a partir de critérios. Só assim o adolescente sai da incerteza”, comentou Josiela Zutin Battistella, diretora do Centro Vocacional Municipal.

Ela ressaltou que o momento que antecede a escolha profissional é de indecisões e incertezas e, em vários casos, muitos jovens fazem a escolha errada. Nessas ocasiões, Josiela, frisa que nenhuma escolha é 100% segura e que pode existir um plano B. “Se fez a opção incorreta e percebeu que está na direção errada, o jovem deve retomar o caminho e buscar novos objetivos até que se realize e seja feliz”, salientou.

Em relação aos pais, Josiela disse que eles devem participar deste momento importante da vida dos filhos através de incentivos e criação de meios para fazer com que o adolescente se movimente. O que muitos pais costumam fazer é criticar as escolhas dos filhos. Isto, para ela, paralisa o estudante. “Os pais devem orientar nas escolhas, assim como conversar e opinar sobre a profissão. O jovem quando se sente impotente fica parado e isso não é bom neste momento de decisões”. Josiela ressaltou ainda que é fundamental que o adolescente busque se conhecer e saber qual o perfil que se encaixa antes de escolher a profisão.

Para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Luciana Sousa Gonçalves, um dos idealizadores do evento, a feira previne a escolha do adolescente, levando informações e conteúdo sobre diversas profissões. “A escolha certa faz com que diminuam as questões sociais e o adolescente mais convicto vai ser um adulto mais feliz e próspero”, acredita. Ela informou que a intenção é fazer com que a feira faça parte da programação do Fundo Social nos próximos anos.

As estudantes do curso de Administração do Trajano Camargo, Daniele Dias, 15 anos, e Graziele Xavier, 18, participaram da feira e acreditam que a oportunidade de conhecer cursos e instituições foi válida. “Deu para ter uma noção mais abrangente dos cursos e das faculdades que estão expondo aqui. Estou em dúvida entre duas profissões, mas, vir até o evento, ajudou a tirar várias dúvidas”, comentou Daniele. Para Daniele, que está em dúvida sobre os cursos de fisioterapia e design de interiores, a feira pode mostrar como funciona estas profissões e como está o mercado de trabalho.

A feira foi promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o Centro Vocacional Municipal, da Secretaria da Educação, e o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom).

Fonte: Gazeta de Limeira (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS

A grande revolução está na Educação.

Visitei o evento ontem e estava muito legal mesmo. Fiquei feliz em ver tantos jovens buscando mais informações e pensando no seu futuro. Lembro-me dessa minha época, que no caso foi em 2001.

Conversando com o aigo Gilvan que é coordenador do cursinho municipal e também conselheiro no CMJ, fiquei feliz em saber que há mais de 700 vagas anuais no cursinho.

São 700 pontos de multiplicação de esperança do desenvolvimento para Limeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário