domingo, 27 de fevereiro de 2011

Vamos lutar por uma nova Limeira.


Vereador questiona projeto de Félix que favorece só 1 setor com alíquota menor

O vereador Paulo Hadich (PSB) declarou ontem que apresentará, durante sessão da Câmara Municipal amanhã, três emendas que prometem reacender polêmica gerada recentemente em torno da cobrança do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS), em Limeira.

No ano passado, projeto do vereador que pretendia reduzir a alíquota do tributo no município em média de 4% para 2% - uma das mais caras da região - foi impedida de ser levada à votação após decisão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

As três emendas que Hadich pretende apresentar modificam texto de projeto do prefeito Silvio Félix (PDT) que reduz a alíquota do imposto de 4% para 2% para empresas de laboratório e análise sediadas no exterior. "Não entendi a finalidade dessa proposta e a sua exclusividade", comentou o vereador. Numa das emendas, ele pretende excluir o termo exterior do projeto.

Com uma segunda emenda, Hadich quer retomar o conteúdo da sua proposta original a respeito do assunto. Ela amplia o caráter de redução para todos os segmentos que pagam ISS. "Como já defendemos, a ideia é gerar desenvolvimento no município, diminuindo esta alta carga tributária promovida por esse imposto", assinala.

ÔNIBUS
Finalmente, com uma terceira emenda, o vereador pretende reduzir a alíquota das empresas que operam no transporte coletivo de Limeira de 5% para 2%. "A ideia é desonerar essa carga de tributo do setor, para que a situação se reverta para o usuário de ônibus", observa. Para Hadich, sem o ISS no patamar atualmente cobrado, as empresas podem retirar esse encargo das planilhas de custos e a tarifa deixaria de subir. A discussão desta emenda ocorre justamente agora no momento em que o governo Félix deverá autorizar reajuste na tarifa de ônibus.

Fonte: Jornal de Limeira (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS

Esse projeto do Paulo é realmente bem interessante. Limeira está, se considerarmos o tamanho populacional, entre Americana e Piracicaba.
Mas quando analisamos os as aspectos econômicos, é menor que Americana que é 30% menor.
E quando pensamos em aspectos sociais, tem números piores que Piracicaba que é 30% maior que Limeira.
Só há uma saída: mudar através de incentivos para o desenvolvimento que seja sustentável.
Projetos como esse vão em direção a esse anseio, mas se a população não buscar, continuaremos vendo Limeira atrasada e servindo a apenas uma classe política que vive às custas do povo, que não sai do lugar. 
Se queremos mudar, temos que nos organizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário