terça-feira, 19 de abril de 2011

Mega Plantio Escolar acontecerá nesta terça-feira, na Zona Norte de Sorocaba


Exemplo de arborização urbana: Maringá (PR)

Na manhã desta próxima terça-feira (19), 989 alunos, entre 3 e 10 anos, do CEI-84 “Osmar de Almeida” e das Escolas Municipais “Duljara Fernandes de Oliveira” e “Hélio Rosa Baldy”, juntamente com pais, professores, educadores e monitores vão participar da 1ª edição do Mega Plantio Escolar na Zona Norte da cidade. Serão 2 mil novas mudas de árvores plantadas em duas áreas públicas situadas no Jd. Maria Eugênia (uma localizada atrás do Centro Esportivo do bairro e a outra na Rua Atílio Silvano, beirando o córrego do Pitico, no Parque “Santi Pegoretti”) e no Jd. Pacaembu (também na Rua Atílio Silvano, numa área em frente ao CEI-74). Juntas, essas áreas somam cerca de 30 mil m².

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Educação (Sedu) e de Meio Ambiente (Sema), o Mega Plantio Escolar faz parte das ações do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores na cidade até 2012. Ao todo, serão 10 mil mudas a serem plantadas em cinco ações ambientais, que envolverão alunos de escolas municipais.

“O objetivo é envolver as nossas crianças na preservação do meio ambiente. Além disso, vamos trabalhar a questão da cidadania, criando um compromisso desses alunos com o meio ambiente, pois cada um deles vai fiscalizar o crescimento das mudas plantadas. Isso, certamente, vai criar uma consciência ambiental nas crianças”, destaca o prefeito de Sorocaba.

Os alunos serão divididos em grupos para o plantio. Neste dia, a cada hora, um grupo de crianças estará no local definido para realizar a ação. Na primeira hora, das 8h às 9h, os alunos das Escolas Municipais fazem o trabalho. Das 9h às 10h, serão as crianças do CEI que farão o plantio e, das 10 às 11h, outro grupo de alunos das EMs voltam a participar da ação. A equipe da Sema já capacitou os alunos, com uma aula prática e teórica de plantio.

Após o plantio, cada criança receberá a carteirinha “Amigo do Meio Ambiente” para poder acompanhar o crescimento das mudas e anotar informações a cada visita feita como, por exemplo, a altura da planta, como ela está se desenvolvendo, se houve o aparecimento de flores, frutos e sementes, entre outras observações.

Até segunda-feira (18), toda a infraestrutura necessária para que as áreas públicas dos bairros Maria Eugênia e Pacaembu possam receber o "Mega Plantio Escolar", como limpeza dos terrenos, preparação dos berços, tutores e insumos, estará finalizada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe).

De acordo com o engenheiro agrônomo da Seobe, Aroldo José Pinto, serão plantadas mudas de espécies nativas da região, como o cedro rosa, ingá, angico, peroba rosa, jequitibá, amora, pitanga, araçá, jaca e goiaba. Em média, as mudas estão com 1 metro de altura. Elas foram produzidas no viveiro de mudas da Penitenciária “Dr. Danilo Pinheiro” (P1), no Mineirão, programa desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o órgão estadual. Uma parte dessas mudas tem parceria com a Universidade de Sorocaba (Uniso), que cede sementes e plântulas – vegetal que inicia seu desenvolvimento ainda na semente e, depois de cultivado, é utilizado na produção das mudas.

Fonte: Site da Prefeitura de Sorocaba (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS

O plano da prefeitura é plantar 500 mil árvores até 2012!!!

Isso sim é ação ambiental ousada.

Por baixo, Limeira deve ter uma demanda parecida. Principalmente se considerarmos as dezenas de hectares de mata ciliar em Limeira, que o Poder Público insiste em apenas gramar... será que o motivo disso é que o nosso prefeito vende plantas ornamentais???

Com excessão de uma curva do ribeirão Tatu perto do novo SESI, praticamente, toda a mata ciliar urbana ou está com grama, ou com alguma regeneração nativa e espécies exóticas como a Leucena.

Qual será o número planejado de árvores a ser implantadas em Limeira?

Por que Limeira não faz ações como essa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário