quinta-feira, 28 de abril de 2011

PSB limeirense engorda lista de filiados

27/04/2011 - 10:38:44
Paulo Corrêa - Jornalista

O deputado Jonas Donizette (PSB) deve aportar em Limeira até sexta-feira (29) para assinar a ficha de filiação de 40 novos nomes para o diretório municipal do PSB limeirense. Quem serão eles? O diretório tenta esconder suas novas aquisições para evitar a cobiça de outras legendas, contudo, o perfil escolhido pela direção socialista oferece pistas da estratégia da agremiação visando o pleito de 2012.

Primeiro que o partido abriu mão de seduzir, pelo menos nesse momento, os chamados candidatos puxadores de votos. O PSB planeja inflar suas fileiras com lideranças emergentes em associações de bairros, entidades e segmentos empresariais pouco explorado pelos outros partidos.

Ao afugentar medalhões, principalmente os que pertencem ao seleto clube dos candidatos de mil votos, o PSB tenta realinhar seu raio de ação em torno do seu projeto mais audacioso nos últimos anos na cidade: alçar o vereador e atual presidente do diretório, Paulo Hadich, como cabeça de chapa ao Executivo nas eleições do ano que vem. Para lideranças do PSB, o papel de coadjuvante nos arranjos políticos local já não cabe no atual panorama do partido. Mas até lá, os socialistas têm um engenharia política muito complexa para engedrar (...).

Na conjuntura posta, ao evitar puxadores de votos, pelo menos por enquanto, o PSB limeirense evita fogo amigo. Algo muito comum quando regalias prometidas aos candidatos pelos diretórios municipais não são cumpridas às vésperas e ao longo da disputa eleitoral. Correta ou não, a nova estratégia do PSB limeirense abre caminho para novas perspectivas. Embora Hadich ainda careça de capilaridade popular e esteja sem um refrão para o tipo de política que ele vem exercendo, o vazio de lideranças ajuda a credenciá-lo como candidato de primeira viagem com chances de surpreender. Mas para isso são necessários aliados.

E é evidente que antigos caciques do PSB como o ex-vereador Luiz Carlos Pierre, o advogado Daniel de Campos, o advogado George Nakaguma, o sindicalista Artur Bueno de Camargo pareçam olhar de modo higiênico para o atual panorama partidário. Mas o sumiço de uns, abriu vazão para algumas novidades como o ambientalista Tiago Valentim Georgette que rege o chamado núcleo da juventude socialista na cidade.

Por um outro lado, políticos veteranos como o ex-vereador Tarcílio Bosco (sem partido) demonstram publicamente sua mágoa por não ter sido bem recebido no partido. Entre frustrados e entusiasmados, daí advém a relevância do comprometimento dos '40' filiados oficialmente nos próximos dias. É isso ou contentar apenas em ser coadjuvante.

Fonte: Jornalista.blog.br (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário