quarta-feira, 29 de junho de 2011

Triste realidade em Limeira!

Apesar de demanda, curso tem baixa procura

Pela segunda vez, o Senai tenta formar turmas para o curso de Soldador de Joias. Acontece que a procura tem sido baixa, ainda que na cidade a demanda seja alta por capacitar profissionais neste setor. O curso é inédito e tem movimentado a escola em questão de estrutura para receber o novo curso.

Segundo o coordenador do Senai, José Carlos Padilha, ontem, algumas empresas procuraram a entidade interessadas nas vagas. Isto após o Senai ter se manifestado no Plenário da Câmara de Limeira a respeito do índice baixo de candidatos. O curso visa qualificar profissionais para a área em solda fria e quente.

Conforme o vice-presidente estadual e regional do Sindijoias, Dionísio Gava Júnior, a criação do curso foi visando exatamente a demanda do município. Ele estima que, de acordo com o número de empresas legalizadas na cidade, um total de 456, ao menos 500 pessoas precisam desta capacitação. "É um meio de profissionalizar o setor, ainda mais com uma instituição como o Senai. Afinal, hoje em dia, quem é soldador aprendeu com outras pessoas. Não há nenhum curso específico", destacou.

Gava Júnior diz que a busca por qualificação no setor é parte de uma preocupação com a competição no mercado. "O sindicato busca parcerias para profissionalizar o setor que está se tornando cada dia mais competitivo diante das ameaças e desafios", disse.

INSCRIÇÕES

Para participar desta primeira turma, os interessados devem apresentar na secretaria do Senai uma carta de indicação de uma empresa do setor portanto original e cópia do RG, CPF e comprovante de residência. As inscrições vão até o dia 8 de julho. É voltado a cidadãos a partir de 18 anos.

De acordo com Padilha, são três turmas, com 16 vagas cada, nos períodos da manhã, tarde e noite. A duração do curso é de 80 horas, com aulas de segunda a quinta-feira. O início está previsto para o dia 18 de julho, com duração de aproximadamente dois meses e meio. "O curso é totalmente gratuito. Oferecemos apostila e material. É um investimento que está sendo feito para qualificar essa população", destacou. O Senai fica na Praça Professor Antonio de Queiroz, 72, no Jardim Mercedes. O telefone para informações é o 3451-0577.

Fonte: Jornal de Limeira (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:

Ver uma escola com nome, estrutura disponível, material, professores ficar às mínguas esperando aluno é muito triste.

Essa época que vivemos é a chamada "Era do Conhecimento", onde as pessoas devem buscar crescer mais e mais através do estudo e do saber. As empresas, e o município por consequência, somente crescerão através do aumento da produtividade. E a chave disso é o conhecimento e a criatividade.

Esse caso merece uma reflexão urgente para ver onde que estamos falhando enquanto sociedade. Não é um problema do SENAI, da ALJ ou do CEPROSOM apenas. É um problema de todos nós limeirenses. Afinal, até o curso é gratuito!

Temos várias instituições que trabalham a qualificação profissional, onde podemos citar: SENAI, SENAC, GAVIA, CAMPL, Escola do Trabalho, entre tantas outras. Mas se quisermos ver Limeira alcançar o desenvolvimento merecido, essas estruturas têm que crescer ainda mais.

Ninguém mais cresce pela força do braço, mas pela capacidade criativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário