quarta-feira, 6 de julho de 2011

Foz do Brasil solicita licença para ampliar Estação Tatu.




A concessionária Foz do Brasil, solicitou Licença Prévia e Licença de Instalação da segundafase do tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tatu. O requerimento foiemitido pela Cetesb em 28 de junho. De acordo com a Foz, a implantação do tratamentoEsgoto (SAAE).
A obra de implantação da segunda fase do tratamento de esgoto está prevista para ser executada entre os anos de 2012 e 2014. O objetivo é aumentar a eficiência na remoção dada ETE Tatu. Atualmente a estação está projetada para uma vazão de 750 litros por segundo e, após a ampliação, estará preparada para receber até 1.200 litros por segundo.
Hoje a ETE Tatu recebe uma vazão de 350 litros de esgoto por segundo e até o final deste ano esse número saltará para cerca de 500 litros por segundo, quando a Foz do Brasil concluirá as duas últimas obras de esgoto, na região do Mercado Modelo e no Córrego Barroca Funda. Os esgotos dessas duas regiões, cerca de 160 litros por segundo, que atualmente ainda são despejados no Ribeirão Tatu, passarão a ser encaminhados à ETE e a cidade atingirá 100% de esgoto tratado.
Sandro Stroiek, diretor da Foz, explica que a ampliação é importante, pois o projeto é baseado em estudos demográficos e prepara a estação para o crescimento populacional datratamento
A ETE Tatu é considerada a principal Estação de Tratamento de Esgoto de Limeira e seu funcionamento foi iniciado em 2002. secundário faz parte do Programa de Despoluição das Bacias Hidrográficas de Limeira, prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público em 2007 e no contrato de concessão com a Prefeitura de Limeira, cuja fiscalização é do Serviço Autônomo de Água e carga poluente e a capacidade de vazão cidade nas próximas décadas. “Na área de saneamento temos que planejar sempre pensando no futuro, pois só assim conseguimos manter a universalização dos serviços de água e de esgoto. Não podemos deixar a água faltar ou o esgoto ser gerado sem coleta e para depois planejarmos o crescimento, o processo deve ser inverso, planejado e antecipado”, relata.

Fonte: Gazeta de Limeira (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:

Saber que Limeira está alcançando 100% do esgoto tratado é sinal de que de fato estamos entrando no século XXI, pois o maior poluidor de corpos hídricos no Brasil não são mais nem a Agricultura e nem a Indústria, e sim, nós cidadãos através dos esgotos e águas pluviais urbanas.

Um investimento como esse não é apenas ecologista, mas social, pois diminui impactos na saúde das pessoas de menor poder aquisitivo que muitas vezes estão próximos a corpos de água e que podem adoecer com doenças típicas do contato com esgoto, como verminoses e diarreias.

A Foz do Brasil faz um trabalho exemplar tendo como único fato "estranho" em sua história a renovação atropelada de seu contrato em 2009 sem muita discussão com a população. Mas, tecnicamente, a empresa é exemplar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário