quinta-feira, 7 de julho de 2011

Onda Jovem na Coluna Texto & Contexto.

Saiu na Coluna "Texto & Contexto" do Jornalista Cláudio Bontorim que saiu na Gazeta de hoje (07/07/11) e pode ser acessada clicando aqui.

Mais que justa
A decisão do juiz Mário Sérgio Menezes, mesmo que em caráter liminar, de proibir a queima da palha da cana em Limeira é uma resposta positiva ao desespero da população limeirense, que sofre com a nefasta fuligem, altamente prejudicial à saúde humana. Se vai durar, não sabemos. É, entretanto, um bom começo.

Melhor ignorar
Democracia é uma via de duas mãos. É preciso entendê-la e aceitá-la na sua plenitude. Apesar de milenar, este conceito, em pleno Século XXI há políticos que não entendem essa reciprocidade. Em Limeira temos vários, que merecem apenas o limo. Mesmo quando agem de boa-fé! Azar o deles. Pela própria ignorância.

Tudo outra vez
Paciência é característica de todo bom jornalista. Tentar fazer jornalista de otário é outra história, principalmente no que diz respeito à informação pública. Se é solicitada uma resposta, seja de quem for, espera-se, no mínimo esforço, que ela chegue em tempo hábil de publicá-la. Fora disso é enrolação. Falta de vontade!

É para conferir!
Apesar das críticas e do alarmismo sobre o tema, as alterações no Código de Processo Penal parecem não ter aliviado para a bandidagem. Exemplo disso foi a matéria publicada ontem nesta Gazeta. Bandidos zombaram de policiais e ao chegar à delegacia foram enquadrados pelo delegado em crime sem direito à fiança. Autoridade qualificou os três detidos de forma a não possibilitar a fiança. Postura correta da autoridade policial.

Português claro
A palavra de hoje é indébito. Segundo o dicionário Houaiss, indébito como adjetivo significa: que foi pago sem ser devido; de que não se tem obrigação, que não é merecido; injusto, imerecido que não se justifica, não tem razão de ser; descabido, improcedente, injustificado contrário aos usos, às regras, à razão etc.; impróprio, inconveniente, injustificado, contrário ao ordenamento jurídico. E como substantivo masculino: pagamento realizado sem ser devido, sem que se tivesse a obrigação ou sem que, juridicamente, se pudesse exigir. E quando se diz “apropriação indébita”, conhecida entre políticos, significa descaradamente roubo. Nada mais que isso!

A última de hoje
Grupo de jovens politizados de Limeira está provocando um excelente debate político no blog ondajovemlimeira.blogspot.com lançado no último dia 19. Discussão aberta e voltada aos interesses da comunidade, com conteúdo verdadeiramente político. Não parditário. Vale a pena serem conhecidas a iniciativa e as ideias dessa juventude. É dez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário