quarta-feira, 6 de julho de 2011

Parque Estadual Morro do Diabo completa 70 anos em 2011

Único Grande Parque no interior do estado de São Paulo.
Situado no Pontal do Paranapanema é um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica no interior

O Parque Estadual Morro do Diabo completa em 2011 70 anos. Além do contato direto com a natureza, o Parque oferece oportunidades para educação ambiental, pesquisa científica e visitação pública de maneira responsável e sustentável.

Foi criado em 1941 como reserva, passando a parque em 1986. Tem 34 mil ha. E preserva uma das últimas áreas de floresta de planalto do país, com ecossistemas ainda originais da região.

O bom estado de conservação de sua área de Mata Atlântica de interior permite a ocorrência de importantes espécies de fauna, inclusive algumas ameaçadas de extinção, como anta, queixada, bugio, puma e onça-pintada, além de uma das espécies de primata mais ameaçada do mundo, o mico-leão-preto, que encontra no Parque refúgio para a sua maior população livre. Estima-se que no Parque haja cerca de 1.200 indivíduos dessa espécie. Com relação à flora, o Parque abriga a maior reserva Peroba Rosa, espécie importante para trabalhos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.

Os principais atrativos públicos são as trilhas do Morro do Diabo, uma das integrantes do passaporte Trilhas de São Paulo, Perobeiras, Pedro Bill, Lagoa Verde, Ferrovia-Angelim e Cavalgada.

O Parque está situado na região do Pontal do Paranapanema, sudoeste do Estado de São Paulo, no município de Teodoro Sampaio, a 11 km do centro da cidade. Localiza-se a 687 km da capital paulista e 120 km de Presidente Prudente.

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:

Devemos comemorar muito esse parque pois ele é o único grande parque do Estado de São Paulo que não esteja no litoral de São Paulo.

Portanto, é o último grande remanescente de mata nativa em nosso interior paulista.

A imagem acima mostra a imagem de satélite retirada do Google Earth.

O site do Parque pode ser acessado clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário