terça-feira, 27 de setembro de 2011

Casa de Apoio inaugura prédio administrativo

Chegada dos Romeiros em Aparecida em 2010.


No próximo dia 30, a Associação Casa de Apoio Romeiros de Nossa Senhora Aparecida (Cara) irá inaugurar o Centro de Atendimento (módulo I), onde funcionará a parte administrativa, além de futuros projetos. 

A solenidade acontecerá a partir das 19h com missa solene. Após a cerimônia ocorrerá o descerramento da placa. A sede da Cara fica na Rua Norberto Caetano Lourenço, 100, Jardim Manoel Francisco (próximo a Paróquia Santa Luzia).

HISTÓRIA 

A Cara foi fundada em 2003, quando a 18ª Romaria a Pé Limeira a Aparecida passava pelo Centro de Pindamonhangaba. Os peregrinos pararam naquele momento para ouvir a leitura do estatuto de uma das mais importantes instituições de Limeira. Ali nascia a Casa de Apoio dos Romeiros de Nossa Senhora Aparecida. 

Para iniciar as atividades, foi alugada uma casa na Rua Vereador Samuel Berto, 1.281, no Jardim Nova Suíça. No dia 2 de Agosto de 2003 aconteceu a inauguração, que contou com a presença de inúmeros romeiros, da Corporação Musical Henrique Marques e do padre João Delmiglio da Paróquia São José, que deu a bênção. Assim começou as atividades. O objetivo é ajudar toda e qualquer pessoa que tem dificuldade em caminhar. Sendo assim, o trabalho se constitui em fornecer muletas, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, cama hospitalar, bengala, papagaio, comadre, enfim, tudo que possa facilitar a vida dessas pessoas. E o principal, tudo a custo zero. Hoje a CARA atende toda cidade de Limeira, principalmente os hospitais. 

No ano seguinte, 2004, iniciou o trabalho social, ou seja, a entidade passou a fornecer refeição de segunda à sexta-feira, às pessoas carentes e moradores de rua. Hoje já passam de 100 refeições ao dia. Somente no ano de 2010, foram fornecidas 2.900 refeições. “Com este gesto, estamos colocando em prática aquela prece: Senhor dai pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem pão”. 

NOVA SEDE 

No dia 14 de maio de 2007, a Câmara Municipal de Limeira aprovou, por unanimidade, a doação de um terreno para a construção da sede própria da Cara. Era um sonho antigo e neste momento se tornou realidade e motivo de alegria aos romeiros que participam ativamente da entidade. O terreno, com aproximadamente cinco mil metros quadrados, fica na Rua Norberto Lourenço Caetano, 100, Jardim Manoel Francisco, próximo a Paróquia Santa Luzia. 

O projeto da construção foi elaborado pela Unicamp. O módulo 2 já foi inaugurado em maio de 2010. Neste local, há cozinha industrial completa e um amplo salão, onde são fornecidas as refeições diárias. No dia 30 de setembro de 2011, a associação irá inaugurar o módulo 1, onde funcionará a secretaria, sala da assistente social e de reuniões, almoxarifado, oficina, banheiros e salas para encontros dos Alcoólicos Anônimos.

O projeto ainda contempla, módulo 3, uma capela, que será a réplica da Basílica de Aparecida. As obras terão início ainda este ano. No módulo 4, será construída a Creche para Idosos. O local funcionará da seguinte forma: o idoso que não tem com quem ficar enquanto os filhos vão trabalhar, poderão ir para a creche e lá passarão o dia, onde terão refeições, banho, poderão assistir TV, ler um livro, jogar baralho, enfim, terão um dia cheio de opções e atrativos. Ao final do dia, retornarão ao convívio de seus familiares. 

Além de tudo isto, haverá ainda o Centro de Convivência, que será aberto, na parte da tarde, para aqueles idosos que queiram passar algumas horas naquele local. Eles poderão usufruir das dependências da entidade, além de fazer inúmeras atividades, como fazer horta, plantar flores, entre outras.

“É o sonho de tornando realidade. Por isso, agradecemos todos que colaboram com nosso projeto. O trabalho é nosso, a glória é de Deus”, ressalta Valdevino Vieira, presidente da Cara. 

Quem quiser se tornar sócio, colaborar com as obras ou conhecer a entidade e o trabalho desenvolvido pelos voluntários pode entrar em contato pelo telefone 3445-7325 (horário comercial). 

Recebido por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário