terça-feira, 29 de novembro de 2011

Antigo bunker nazista vai virar usina solar na Alemanha


Torre que resistiu a bombardeios aéreos durante a Segunda Guerra terá ainda um sistema geração de energia por biomassa para abastecer 3 mil residências





São Paulo – Um projeto de revitalização urbanística na cidade de Hamburgo, Alemanha, vai juntar o velho e o novo para gerar energia limpa e renovável para os moradores da região. Com o intuito de transformar o bairro de Wilhelmsburg em um exemplo de comunidade sustentável, um antigo abrigo erguido em 1943, durante o Terceiro Reich, por Adolf Hitler, está sendo transformado em uma usina solar.

A fortaleza de 9 metros de altura servia de abrigo para até 30 mil pessoas durante os bombardeios aéreas das forças aliadas, na Segunda Guerra Mundial. Suas paredes, feitas para resistir aos ataques, têm mais de 2 metros de espessura e o teto, mais de 3,5 metros. Em 1947, os britânicos implodiram o interior da torre, mas a estrutura externa ficou praticamente intacta.

Meio século depois, o gigantesco abrigo receberá placas solares e um sistema de geração de energia por biomassa que, juntos, vão gerar eletricidade para iluminar e aquecer a água de cerca de 3 mil residências no bairro. Batizada de “Energiebunker”, a central solar tem previsão de começar a operar em 2013. O local terá ainda um museu, um café e um terraço no telhado.

Segundo a empresa responsável pelo projeto, a IBA Hamburg, especializada em renovação urbanística com soluções sustentáveis, a ideia é mostrar que é possível produzir energia em pleno centro urbano, ao invés de trazer a eletricidade das centrais localizadas na área rural.
A Alemanha possui outros exemplos de bairros que geram sua própria eletricidade, como o vilarejo de Sonnenschiff, em Freiburg, capaz de produzir quatro vezes mais energia do que consome.

Fonte: Portal Exame (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário