terça-feira, 15 de novembro de 2011

História de Brasília em 5 minutos.

Acabei de ler o livro: JK o presidente bossa-nova. O livro é uma biografia do presidente, que por consequência, passa pela construção de Brasília.

Recomendo a leitura do livro. Juscelino, de longe é a figura pública, cuja vida mais admiro.

Abaixo, há um vídeo contando rapidamente a construção da nova capital e seus principais momentos.


Interesante ver como todo o Brasil já queria ver JK como presidente em 1965. O possível governo teria até um foco: Produção Agrícola.

Mas o Governo Militar com a característica visão tapada de quem se acha acima da verdade, via tudo como preto-e-branco, ou no caso vermelho. Assim, qualquer desafeto era tachado como comunista e cassado. O próprio Costa e Silva trabalhou para afastá-lo da política retirando seus direitos políticos.

Até para a cadeira da Academia Brasileira de Letras que JK concorreu em 1974, os militares trabalharam para excluí-lo oferecendo aos nobres imortais que se eles não votassem em JK, o Governo construiria um anexo ao prédio da Academia Brasileira de Letras num terreno que o próprio JK havia trabalhado para repassar para a ABL, quando era presidente. Como JK confessou para amigos: "Foi trocado por blocos de concreto!"

Assim é a política nacional! E tem gente que defende que a Ditadura volte para acabar com a corrupção! Vá ser ignorante assim na casa do rabanete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário