terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Cassação vai agilizar inquérito sobre fraudes em Limeira, diz promotor


Sem foro privilegiado, Silvio Félix será julgado pela Justiça de Limeira.
Como envolvia prefeito, processo antes dependia da Procuradoria em SP.

O impeachment do prefeito de Limeira, Silvio Félix (PDT), deverá agilizar o processo de investigação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Piracicaba, que apura denúncias sobre fraudes envolvendo o prefeito e a família dele. Segundo o promotor Luiz Alberto Segalla Bevilacqua, Félix passa a ser investigado como um cidadão comum e será julgado pela Justiça de Limeira, sem a dependência da tramitação do processo no Tribunal de Justiça (TJ), na capital.

O Gaeco investiga a família de Félix, que é acusada de manter um esquema milionário de lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, falsidade ideológica, furto qualificado e formação de quadrilha. Até o dia 18 de fevereiro, o então prefeito não constava entre os investigados. Mas uma portaria baixada pela Procuradoria Geral nesta data determinou que o pedetista passasse a constar nas investigações criminalmente, assim como sua esposa e seus dois filhos.

Em razão do foro privilegiado, por ocupar o cargo de prefeito, entretanto, a investigação corre em parceria entre o Gaeco e a câmara especializada em crimes de prefeitos do Ministério Público, que funciona na capital. O foro garantia ao prefeito o julgamento pelo Tribunal de Justiça (TJ), em São Paulo, ao invés da Justiça comum.

“Na segunda-feira vamos solicitar à Procuradoria que devolva o processo ao Gaeco. Com a cassação, a tramitação fica aos cuidados da Justiça de Limeira. Isso com certeza dará mais pragmatismo ao processo”, disse Bevilacqua.

Com o impeachment, ainda, os promotores do Gaeco podem, inclusive, pedir a prisão do prefeito cassado Silvio Félix, caso julguem necessário o procedimento para garantir o andamento das investigações. Foi o que ocorreu com a primeira-dama, Constância Berbert e os dois filhos do casal, Maurício e Murilo, que em novembro ficaram presos durante cinco dias.

Sobre esta questão, entretanto, o promotor se esquiva e diz apenas que se o Gaeco julgar necessário isso poderá sim ocorrer. O G1 tentou contato com o advogado de defesa do prefeito, José Roberto Batochio, que durante a sessão de julgamento na Câmara nesta sexta-feira (25) teceu duras críticas aos promotores do Gaeco, mas não obteve retorno até as 18h20.

O impeachment
O prefeito de Limeira, no interior de São Paulo, Silvio Félix (PDT), teve seu mandato cassado nesta sexta-feira (24), à noite, em sessão na Câmara Municipal. Dez dos 14 vereadores votaram a favor da saída do chefe do Executivo por quebra de decoro.

Ao final da votação, a população que lotou o plenário, fez festa em frente à Câmara com direito a fantasias, carro de som, fogos de artifício e até cerveja. Alguns vereadores que votaram favoráveis ao impeachment foram carregados pela multidão.

Fonte: G1 (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário