quinta-feira, 1 de março de 2012

E, de repente, ouvi besteiras de um vereador


Terça-feira, 28 de fevereiro de 2012. Era para ter sido mais uma matéria sobre as novidades divulgadas durante a coletiva do atual prefeito de Limeira, Orlando José Zovico. Mas, minha manhã não foi tão simples assim.

Ao chegar no gabinete conversei com os colegas jornalistas, cumprimentei as autoridades que estavam ali e fiquei sentada aguardando a coletiva começar até que fui surpreendida pelo vereador Antônio Braz do Nascimento, o Piuí.

Por um leve momento achei que ele fosse comentar sobre o recado que deixei no facebook dele dizendo que voltei a sentir orgulho depois do voto “Não” ao relatório da vereadora Nilce Segalla.

Para minha surpresa, me enganei. Piuí veio me dizer que estava chateado comigo e com a minha postura nos últimos meses e disse, entre outros absurdos, que eu sou como todos os jornalistas “filhinhos de papai. Enquanto os pais pagavam a faculdade, os filhos ao invés de estudar, ficavam bebendo no bar".

Confesso que por uns 3 segundos fiquei paralisada com essas palavras. Pode até ser que alguns jornalistas tenham passado por isso (mas não estou aqui para falar sobre a vida dos outros), mas, eu não! E foi justamente pela minha história de vida que fiquei extremamente irritada com esse comentário ridículo e sem fundamento.

Respirei fundo e comecei a falar que ele não sabia o que estava dizendo, afinal, só eu e minha família sabemos o quanto foi uma luta para eu conseguir conquistar meu diploma. Sou de uma família humilde, bem humilde mesmo. Meu pai estudou até a oitava série e passou quase 25 anos trabalhando na União. Minha mãe estudou até a quarta série e até hoje trabalha como embaladeira de laranjas. Eu sou a filha mais velha e sempre quis ser “alguém na vida” que pudesse dar orgulho aos meus pais.

Eu sempre quis ser jornalista desde quando me entendo por gente. Sabia que eles não tinham condições de pagar meus estudos e, por isso, comecei a trabalhar muito cedo, aos 12 anos como babá. Aos 15, mesmo sem a legislação permitir, consegui um emprego como secretária em um escritório de advocacia e lá fiquei até entrar na faculdade. O salário que recebia dava para pagar apenas metade da mensalidade, mas, eu coloquei na cabeça que mesmo assim faria faculdade e lutei para conseguir realizar este sonho.

Paralelo ao trabalho eu vendia catálogos de Avon, Natura, Abelha Rainha e muitos outros que apareciam. Fazia brigadeiro e lanche natural para vender na faculdade e foi assim durante os 4 anos em que fiz Jornalismo. Só eu sei o quanto era sofrido não ter dinheiro para nada. E era nada mesmo!

Tive uma vida complicada durante os 4 anos, mas, valeu muito a pena. Me formei e hoje sou o orgulho da minha família.

Não gosto de tocar nesse assunto. Pouquíssimas pessoas sabem disso.

E diante de tudo isso, da minha história de vida, vem um vereador me dizer essas asneiras??? Ah não, meu caro! Pense antes de falar. Se você orgulha de ter sido líder comunitário eu meu orgulho mais ainda de ter conquistado o meu diploma com tanto sufoco!

Pense antes e tenha certeza antes de emitir qualquer opinião!!!

Você não tem ideia da asneira que falou!

Quando terminei de falar, o vereador – talvez surpreso com o que eu tinha acabado de dizer – me disse: “Grá, estava brincando com você”. Ah, por favor, brincadeira????

O João (Leonardi) estava do meu lado quando isso ocorreu e me instruiu a relatar isso aqui no blog, mas, sinceramente não queria dar “ibope” ao vereador. Tem coisas que é melhor deixar pra lá.

No entanto, tantas pessoas me perguntaram sobre o caso que eu achei melhor esclarecer e deixar registrado.

Só para finalizar, menos de cinco minutos do fim da discussão, Zovico entrou na sala e deu início à coletiva.

Fonte: Graziela Félix - Blog Jornalistas (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:

Parabés pelo texto Graziela.

Estudo não pode ser ponto para elitismo e sim para destacar um esforço pessoal, já que cada um tem a sua via-crucis para perseguir se quiser ter a formação desejada.

Há aqueles que não sofrem tanto, mas vejo que a maioria rala muito para alcançar seu sonho. Tive também que ralar muito para conquistar o que conquistei também e me sinto constrangido junto contigo quando alguém diz esse tipo de asneira. Doeu em mim também!

Estudar não é fácil e não é todo mundo que tem coragem de entrar nessa empreitada.

O Piuí pode alegar que teve uma vida humilde e por isso não estudou. Mas conheço dezenas de "Piuís" que tiveram menos oportunidade, mas não se acovardaram e enfrentaram a luta.

Ele não fez e quer avaliar? Calma lá camarada! Aponte o dedo desde que o seu esteja limpo. Tire a trave do seu olho antes de falar do cisco no olho do outro!

Mais um desserviço do não nobre vereador.

Agradecemos o voto dele para a cassação do Silvio, mas no seu placar, o resultado está uns 350 x 1!!!

Ou seja, não é herói só porque votou a cassação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário