segunda-feira, 7 de maio de 2012

O último adeus ao padre


Fiéis se despediram do sacerdote, morto aos 82.

Em meio a lágrimas e muitas flores, a comunidade São Cristóvão se despediu ontem do padre Sebastião Cabral de Vasconcellos, que morreu na última sexta-feira, às 18h, aos 82 anos, vítima de câncer. Muitos fiéis passaram pela paróquia para se despedir do padre, que esteve durante 48 anos à frente da igreja. Há dois anos assumiu como pároco o padre Israel Alves de Souza, 54, e Sebastião foi nomeado vigário paroquial.

"É um momento de muita tristeza para a comunidade, já que todos cresceram com ele aqui, foram 48 anos a frente da igreja", disse o padre Israel. Para o pároco, o padre também teve bastante importância em sua vida e ministério. "Quando cheguei a Limeira, ainda adolescente, já era o padre Sebastião que cuidava da igreja, portanto cresci com ele, inclusive, foi ele quem me enviou ao seminário", afirmou.

Israel pretende continuar o legado de amor à comunidade e cuidado com os mais carentes. "Temos um modo diferente de administrar, mas com certeza seguiremos a mesma trilha. O padre Sebastião tem um legado de grande reconhecimento, salvou muitas crianças subnutridas", lembrou.

A aposentada Antônia Botion Ferzenhasse, 78, lamentou com lágrimas a morte. "Ficamos muito triste desde que ele adoeceu, ele vinha sofrendo muito, de certa forma, agora ele descansa", afirmou.
Característica marcante do padre era seu envolvimento em trabalhos assistenciais e com grupos carentes. Fiéis relataram que uma frase bastante falado pelo padre era: "o evangelho sem assistência aos pobres é uma mentira".

Para a aposentada Maria Aparecida Kestner, 65, é uma grande perda para a comunidade a morte do vigário. "Foi ele quem fez tudo aqui, o bairro todo e também a cidade o amava demais", disse. "O padre Sebastião ajudava muito os pobres, nos incentivou a criar projetos de assistência social. Hoje o povo vem aqui para agradecer por tudo que ele fez e não podemos deixar tudo isso se perder", comentou.

O padre Sebastião tratava desde o ano passado de um câncer no intestino. Em 26 de novembro ele foi submetido a uma cirurgia e ficou 72 dias internado na UTI, em coma. Na última quinta-feira ele teve complicações e voltou a ser internado, mas não resistiu e morreu na sexta-feira.

Ele nasceu em Santa Rita do Passa Quatro e atuou como padre nas cidades de Amparo e Águas de Lindóia. Na paróquia de São Cristóvão, ele estava desde a fundação, há 50 anos.

Fonte: Jornal de Limeira (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS

Grande exemplo de homem que soube viver sua vida para o próximo. 

Muito da história social em Limeira deve-se ao padre, seja pela criação do Ceprosom, onde foi um defensor em seu início, seja pela criação do Centro Social Sul em 1970, quando motivou toda a comunidade pelos mais carentes. 

Do Centro Social Sul, deu origem a mais 2 grandes projetos: o CREN, que quando de sua criação, possuía apenas 1 unidade parecida em todo o Brasil e que desde 1980 trabalha a questão da desnutrição e subnutrição Infantil; e o GAVIA, que desde 1995 trabalha a integração à sociedade de crianças e jovens da periferia de Limeira. 

Um homem é grande quando, pela sua passagem na Terra, faz diferença na vida das pessoas, e isso com certeza o padre Sebastião fez e muito bem. Tanto que morreu sem nada e o pouco que tinha dedicou à sociedade. Sou testemunha. 

Grande homem que merece ter sua memória lembrada e dignificada! 

 Padre Sebastião, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário