quarta-feira, 20 de junho de 2012

Após apoio de Maluf, Erundina desiste de ser vice de Haddad


A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) desistiu nesta terça-feira de ser vice na chapa do petista Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo. A desistência acontece após a candidatura receber o apoio do PP do deputado Paulo Maluf (SP), adversário histórico dos petistas.

Haddad, que participava de evento de sua pré-campanha, também confirmou a desistência de sua vice e disse ter sido informado pelo presidente do PSB, Eduardo Campos (PE). Ele afirmou que, apesar da desistência de Erundina, os partidos continuarão coligados. "O PSB estará conosco em qualquer hipótese. O Eduardo Campos disse que em qualquer hipótese estará conosco."

Apoio de Maluf é 'assunto interno do PT', diz Alckmin
Instituto Lula não publica foto de ex-presidente com Maluf
Haddad diz que crítica de Erundina a apoio de Maluf é compreensível
Maluf afirma que fez aliança com PT por 'amor a São Paulo'

O PSB vai deixar a escolha de um novo vice nas mãos de Haddad, segundo afirmou Roberto Amaral, vice-presidente do PSB. E "não necessariamente tem de ser do PSB"."Aceitamos a retirada da candidatura da companheira Erundina. Liberamos o PT para a escolha do vice".

Ainda segundo Amaral, Erundina alegou, durante a reunião com a cúpula do PSB, que essa não era apenas uma questão de compor uma chapa, mas por todo o "simbolismo" que essa aliança representa.

O desconforto de Erundina com o apoio de Maluf foi evidenciado ontem em entrevistas aos sites da revista "Veja" e do jornal "O Globo". "Meu partido tem outros a indicar. Eu pessoalmente não vou aceitar. Vou rever minha posição", afirmou ela à "Veja". "Não preciso ser vice para fazer política."

Ao "Globo", a deputada disse: "É uma situação muito constrangedora. Tenho que rever essa situação. Vou conversar com o meu partido. Meu partido tem outros nomes, não tem problema nenhum. Mas eu não aceito."

Erundina, segundo petistas, ficou contrariada com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na casa de Maluf para a costura do acordo. Lula não foi ao ato que selou a participação de Erundina na chapa, na semana passada.

A aliança com o PP foi fechada ontem na casa de Maluf, no Jardim Europa, com a presença do ex-presidente e do presidente do PT, Rui Falcão, além de malufistas históricos, como o vereador Wadih Mutran (PP).


Fala da deputada publicada no facebook:

"Não permanecer na chapa é não aceitar a lógica política do vale-tudo que predomina no país todo. Isso só se resolve com reforma política, mas política tem um simbolismo. Eu faço política com uma preocupação de ordem pedagógica. Tanto podemos educar como deseducar. Nós da geração que está passando não podemos aceitar práticas políticas condenáveis que afastem a juventude do processo político."
(Luiza Erundina)


Fonte: Site Folha (aqui) e foto e fala da deputada - Facebook (aqui)


MEUS COMENTÁRIOS:

Exemplo de pessoa pública que não tem sede de Poder, mas sede de Justiça. 

Parabéns deputada Luiza Erundina. Sua ação nos orgulha e mostra que há sim como pensar e fazer política sem deixar a consciência e ética de lado.
 
Cada partido deve ter sua luta chegar ao poder e pôr em prática aquilo que é defendido como o jeito certo de agir. Mas não se pode chegar ao Poder a qualquer custo. Às vezes, pior que perder uma eleição, é ganhá-la junto com pessoas que impossibilitarão que o que sempre foi defendido seja posto em prática!

Como militante do PSB, me sinto orgulhoso e recompensado pelo seu ato.
 
Há esperanças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário