terça-feira, 5 de junho de 2012

Limeira tem apenas 7,8% de Mata Atlântica nativa


Dados foram divulgados pela fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Limeira está apenas com 7, 8% de Mata Atlântica nativa, de acordo com dados divulgados pela fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Os índices são do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica no período de 2010 a 2011. De acordo com a fundação, da área total da Mata Atlântica, 1.315.460 km2, foram avaliados no levantamento 1.224.751 km2, o que corresponde a cerca de 93%. Foram analisados os Estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo e Bahia. Entre eles, Minas Gerais e Bahia apresentam situação mais crítica. (CF)

Fonte: Gazeta de Limeira (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:

Infelizmente, no estado de São Paulo, praticamente todo remanescente encontra-se na faixa litorânea do estado. Os 7,8% de remanescentes florestais em Limeira que a reportagem menciona são pequenos fragmentos desconectados. 

Esses fragmentos já são alguma coisa, mas se de fato quisermos preservar as espécies para as futuras gerações, é inadiável a implantação de políticas de aumento e de conexão dessas áreas através da criação de corredores de biodiversidade.

Esses corredores são como "caminhos" de reflorestamento que conectam áreas, possibilitando o fluxo gênico entre os fragmentos. Pois caso contrário, os resquícios de fauna e flora começam a perecer através da perda de qualidade gênica, ou seja, começa haver reprodução de uma mesma base genética e haver a endogenia e aparecimento de doenças que vão dizimando as populações remanescentes.

O mapa no início da mensagem mostra os fragmentos florestais existentes em Limeira e foram retirados do portal de Mapas do SOS Mata Atlântica que pode ser acessado clicando aqui.


Visualizando o mapa acima, vemos que boa parte do município de Limeira está situado numa área cinza e sem fragmento. Isso se dá por conta que parte do território de Limeira não se encontra no domínio da Mata Atlântica e sim no domínio do Cerrado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário