terça-feira, 30 de outubro de 2012

Abelhas francesas produzem mel azul após “banquete” de M&Ms


Segundo apicultores, as abelhas comeram açúcar dos resíduos da guloseima que seguem para uma fábrica de processamento de biogás a poucos quilômetros do apiário.

São Paulo – Desde agosto, os apicultores da pequena cidade francesa de Ribeauville, na região da Alsácia, têm se deparado com algo insusitado: as abelhas estão produzindo mel nas cores azul e verde. Alarmados, os produtores iniciaram uma investigação que os conduziu para um único lugar: uma fábrica de processamento de resíduos da produção de M&Ms.

Localizada a cerca de quatro quilômetros do apiário, próximo da área onde as abelhas colhem néctar, a fábrica converte os resíduos da guloseima de chocolate em biogás. De acordo com a agência Reuters, as abelhas teriam encontrado nas casquinhas multicoloridas e açucaradas uma fonte de alimento, o que explica a coloração final do mel.

Em nota enviada ao sindicato de apicultores e publicada pelo jornal francês Le Monde, a empresa Agrivalor, que opera a usina de biogás, diz que as instalações da fábrica seguem critérios consistentes com a autorização de funcionamento emitida pela prefeitura local e que nunca “imaginou que a presença de sub-produtos açucarados dentro dos limites da fábrica afetaria de alguma forma a produção das colmeias".

A empresa diz ainda que, por precaução, iria limpar seus contêineres e acomodar os resíduos em recipientes hermeticamente fechados, fora do alcance das abelhas. Segundo os apicultores, a produção de mel “colorida” não tem possibilidade de ser comercializada. Agora, eles aguardam a primavera de 2013, para ver se as abelhas deixaram de se alimentar dos resíduos.

Fonte: Portal Exame (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário