sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Botucatu é eleita a cidade mais verde de São Paulo


A quarta edição do ranking Município Verde Azul, feito pelo governo de São Paulo, apontou a cidade de Botucatu como a que teve melhor desempenho ambiental em 2012. A segunda e terceira posições da lista ficaram com Sorocaba e Araraquara. Águas de São Pedro foi a pior colocada

O governo do Estado de São Paulo divulgou nesta semana o ranking do programa Município Verde Azul, que aponta quais foram as cidades paulistas que tiveram melhor desempenho ambiental ao longo do ano de 2012. A interiorana Botucatu foi a grande campeã e com 97,26 pontos foi eleita a cidade mais verde do Estado. Em 2011, o município ocupava a 60ª posição da lista.

O levantamento, que depende da adesão voluntária das prefeituras, leva em conta 76 critérios de avaliação, divididos em dez áreas:
- esgoto tratado;
- lixo;
- recuperação de mata ciliar;
- arborização urbana;
- educação ambiental;
- habitação sustentável;
- uso da água;
- poluição do ar;
- estrutura ambiental e
- conselho de meio ambiente.

Neste ano, 371 municípios do Estado aceitaram participar da iniciativa - ou seja, 57,5% das cidades paulistas. Também no interior, Sorocaba e Araraquara conquistaram, respectivamente, a segunda e terceira posição do ranking, enquanto a capital ficou em 66º lugar, com 86,35 pontos. Os lanterninhas do levantamento foram os municípios de Osasco e Águas de São Pedro, que tiraram nota 5,83 e 5,36. (Confira o ranking completo de 2012)

Criado em 2007, o programa Município Verde Azul visa incentivar as cidades a lidar com seus problemas ambientais, de forma sustentável. De acordo com o governo, os municípios que tiraram nota superior a 80 no ranking de 2012 receberão um certificado que garante prioridade na captação estadual de recursos. Os 50 primeiros colocados ainda receberão equipamentos novos do Estado.

Fonte: Planeta Sustentável (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:

No ranking Município Verde Azul do Governo do estado de São Paulo, Limeira está na 104º posição, considerando que 371 municípios se inscreveram entre os 600 do estado.

Com nota 82,78, Limeira ficou no limite para ter prioridade para receber recursos estaduais, já que a nota mínima era 80. Será mesmo que essa é a melhor colocação que Limeira poderia almejar. Limeira possui capacidade para estar melhor colocada. Vamos ver como será no futuro.

Quem quiser saber mais sobre o programa, pode acessar o site clicando aqui.

Em 2012, Botucatu ficou em primeira, seguida de Sorocaba e Araraquara.Isso demonstra que Limeira pode almejar estar, pelo menos entre os 5 primeiros municípios no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário