sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Novo zoológico só em 2013


Conclusão das obras vai ficar para o próximo governo.

As obras do novo Zoológico Municipal devem ficar prontas somente no final deste ano ou no início de 2013. A previsão é do secretário de Meio Ambiente, Domingos Furgione Filho, que afirma que a inauguração e a abertura do espaço ao público devem ficar para o próximo governo.
"Não é uma obra tão simples porque depende de autorização de vários órgãos estaduais e federais, além de outras secretarias municipais como de Planejamento e de Obras para elaborar e executar o projeto", diz.
Inicialmente, o novo zoo seria aberto em junho de 2010. O primeiro impasse com a obra ocorreu com relação à posse da área onde foi construído, no Horto Florestal. Posteriormente, problemas no projeto começaram a surgir. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) fez a vistoria e apontou algumas correções. Por fim, a incumbência de vistoriar e liberar o funcionamento do zoo passou para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
"Para realizar as adequações tivemos que abrir outra concorrência pública o que demanda tempo", explica Domingos. As obras conforme exigência dos órgãos ambientais começaram em setembro deste ano. Ainda faltam terminar a troca de cerca - de madeira está passando a ser galvanizada, as obras de aumento da área de alguns recintos de animais, alteração no espaço dos lobos, além da troca de cabeamento dos animais, que deve ser por roldana. Depois dos problemas com o projeto inicial, o secretário convidou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o Ibama para acompanharem o andamento das obras. "Além disso, encaminhamos todos os ofícios para o Ministério Público e para a secretaria estadual para saberem o que está sendo realizado, como está sendo feito e quanto está custando", afirma. "Deixamos tudo encaminhado para a próxima gestão para eles não terem as mesmas dificuldades que nós tivemos quando assumimos", fala. Até agora, com as obras de adequação, foram gastos R$ 4,7 mi no local.
Segundo Domingos, o plano de manejo de animais está pronto. Após o término das obras, o transporte dos animais deve durar aproximadamente dez dias. "Depois disso, os animais devem passar por um período de adaptação, que dura entre 30 e 40 dias", explica. "O novo zoológico deve ser aberto à população entre o final de fevereiro e início de março", afirma.

ANTIGO ZOO

De acordo com o secretário, desde o final de 2009, o antigo Zoológico Municipal, no Jardim Mercedes, está fechado. Mas, segundo ele, o local não está abandonado e os animais estão sendo cuidados normalmente. "Nós só não podemos mantê-lo aberto para visitação porque precisa de reformas. É um zoológico de 50 anos e precisa de obras, mas apesar de ter privado o contato da população com os animais, estamos investindo tudo o que podemos no novo espaço", explica.
O antigo zoo enfrentou diversos furtos este ano, desde botijão de gás e carne até animais - seis jabutis foram levados, e ainda não foram recuperados. Um funcionário do local chegou a ser preso em flagrante após furtar ração para aves, foi solto após dois dias, e agora, está afastado do cargo até o final das investigações. No total, cinco sindicâncias foram abertas para apurar os furtos, mas todas ainda estão em andamento.

Fonte: Jornal de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário