terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Crianças puxam 'boom' no centro comunitário



    Escrito por  Lígia Zampar;    Ter, 26 de Fevereiro de 2013 00:09

Três dias após o início do projeto de revitalização "Este Bairro é Meu" no Jardim Odécio Degan, moradores estão procurando o centro comunitário com mais intensidade. Somente ontem, foram 12 inscrições de crianças e adolescentes interessados em fazer parte do projeto "Brincar e Aprender", que oferece atividades no horário oposto às aulas dos alunos. Na manhã e tarde de ontem, cerca de 40 crianças realizaram aulas de música, com exercícios de canto e percussão. "As crianças estão mais interessadas nas atividades", falou uma funcionária.

Famílias também estão procurando mais pelas atividades do centro comunitário. São realizados até 35 atendimentos por dia. Na tarde de ontem, após a ação de "choque de ordem", 43 famílias buscaram orientações - a maioria sobre cesta básica. Houve aumento no número de interessados em trabalhar como voluntários. "Mães que nunca tinham passado por aqui e até ex-alunos do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal) vieram se voluntariar", relatou a funcionária.

"As famílias estão participando mais, sem medo ou insegurança", disse um morador que, antes da operação, estava com a casa à venda. "Se continuar assim, ninguém mais pensa em vender a residência", completou ele, que desistiu de vender a casa. "Está um sossego só. Não tem ninguém na rua de madrugada, as crianças ficam brincando à noite e os moradores ficam sentandos nas calçadas. Isto não acontecia há anos", falou.

Ontem à tarde, o Jornal de Limeira percorreu o bairro junto com o secretário de Habitação, Alex Rosa. Além do centro comunitário, o Parque Ecológico e outros terrenos foram limpos. "Tem muita coisa para fazer ainda. Agora, o essencial é estarmos presentes", analisou.
O secretário disse que a pasta fará um levantamento das casas precárias para analisar quais podem entrar para o Programa de Melhoria Habitacional - que oferece reformas ou pequenas obras. "Ações como abrir uma janela ou reparar o telhado com o objetivo de melhorar a condição de salubridade da moradia", explicou.

Alex Rosa também disse que a construção do PSF (Programa de Saúde da Família), que será no antigo centro comunitário, demolido na sexta-feira, começará no próximo mês. Segundo ele, a obra será inicialmente em regime de mutirão com os moradores, utilizando material da olaria ecológica da secretaria. "A ideia é despertar o sentimento de coesão social. Enquanto o mutirão acontece, abrimos o processo licitatório para uma empresa terminar a obra", finaliza.

Fonte: Jornal de Limeira (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:

O mais importante objetivo alcançado no Jardim Odécio Degan foi a demonstração que o enfrentamento ao tráfico não acontece apenas no estilo "Cidade Alerta" com policiais armados e cacetadas para todos os lados.

Infelizmente, o público da periferia é o que mais assiste esse tipo de programa e que acredita nesta proposta, mas não vêem que seus familiares são as principais vítimas desse tipo de agressão. Talvez, tal ação seja pelo sensação de que estão esquecidos e preferem sonhar com o super herói, que nunca chega.

A operação "Esse bairro é meu!" foi vitoriosa porque entrou num primeiro momento como ação policial e de apreensão de bandidos, afinal, há quem demande cuidados, mas há também quem demande a prisão para pagar pelos seus erros.

Mas a grande vitória foi a segunda ofensiva com uma força muito maior de assistência social e inclusão daquela população no "radar de Limeira". Enquanto não enfrentarmos o aliciamento de menores no crime, não estancaremos essa situação. Ficaremos eternamente "enxugando gelo".

O tráfico pode ser atrativo aos que não tem princípios e preferem o caminho mais fácil [e curto para o caixão], mas o Poder Público tem que municiar o outro lado que não oferece uma oportunidade fácil, mas é a que dá o melhor resultado: qualidade de vida para todos e tranquilidade para ele próprio e para a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário