quinta-feira, 27 de junho de 2013

Prefeitura e entidades assinarão termo de cooperação para fortalecer coleta seletiva


Com o objetivo de ampliar a atuação da coleta seletiva em Limeira, a participação social e a geração de renda para os coletores, além de reduzir o volume de lixo disposto no Aterro Sanitário, aumentando sua vida útil e proporcionando economia de recursos públicos, um termo de cooperação será assinado no próximo mês entre a Prefeitura, a Cooperativa de Reciclagem de Limeira (Coopereli), a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e a Associação Brasileira de Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA).

Nesta terça-feira, 25 de junho, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades e do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) se reuniram com integrantes de iniciativas voltadas à coleta seletiva de lixo. Pela administração municipal, estiveram presentes o diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Tiago Valentim Georgette e a ecóloga do Ceprosom e responsável pelo projeto com eco-coletores Silvana Oliveira. Também participaram membros da ABIHPEC e da ABIPLA.

Na reunião, foi esclarecida a proposta de parceria a ser celebrada. “Como se trata de uma cooperativa, todos os cooperados têm que votar para decidir o convênio”, explicou Georgette. “Houve o esclarecimento e a proposta foi aprovada por unanimidade, sendo que na reunião havia 10 cooperados”.

De acordo com o diretor da secretaria, a ABIHPEC e a ABIPLA fecharam com o governo do Estado de São Paulo um acordo denominado “Dê a mão para o futuro”, com o objetivo de implantar a logística reversa dos resíduos gerados pelas indústrias parceiras. “Limeira foi uma das 16 cidades escolhidas em São Paulo para participar do trabalho. A ABIHPEC e a ABIPLA investirão na capacitação dos cooperados, aquisição de equipamentos para melhoria da produtividade e em ações voltadas à divulgação para ampliação da coleta seletiva na cidade”, disse Georgette.

A assinatura do termo de cooperação está agendada para o dia 3 de julho, às 10h. Participarão do ato o prefeito Paulo Hadich, representantes da ABIHPEC e ABIPLA e a presidente da Coopereli, Marlene de Jesus Saraiva. O local da assinatura será divulgado posteriormente.
 
por Secretaria Municipal de Comunicações (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário