sábado, 24 de agosto de 2013

Grupo de Trabalho elabora nova Política Municipal de Educação Ambiental com colaboração da sociedade


Com o objetivo de construir coletivamente a Política Municipal de Educação Ambiental, para garantir o empoderamento e o compromisso de toda sociedade civil organizada junto ao poder público municipal na promoção de uma nova sociedade, reuniões estão sendo realizadas pela Prefeitura de Limeira, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades, com representantes da Unicamp, ONGs, escolas, empresas, associações e sociedade civil.

De acordo com o diretor de Parques Ambientais e responsável por Educação Ambiental da secretaria, Tiago Valentim Georgette, a Lei 2.883/98, referente à Educação Ambiental, está defasada, e nessas reuniões será elaborado o projeto de lei (minuta) da nova Política Municipal de Educação Ambiental. “A primeira reunião, realizada no dia 22 de abril deste ano, contou com a participação de 54 pessoas. Destas, um grupo de trabalho foi formado com 15 membros, que já realizaram 10 encontros”, diz. “Mobilizamos também a sociedade civil para, junto com o poder público, elaborar a nova lei”.

Nesta quarta-feira, 21 de agosto, o grupo de trabalho se reuniu com a sociedade civil no Colégio Técnico de Limeira (Cotil/Unicamp) para discutir o que já foi elaborado durante as reuniões, como definições, objetivos e princípios. “Este grupo de trabalho se reúne semanalmente e, de tempos em tempos, abrimos para a sociedade civil também participar, sugerindo e colaborando na construção da nova política”, explica Georgette.

Para o professor e representante da sociedade civil André Aparecido Malavazzi, essas reuniões criam horizontes e abrem espaço para a população participar, sugerindo acerca da Educação Ambiental. Já o tecnólogo em Saneamento Ambiental e representante da Unicamp Wagner Colho da Luz acredita que, nesses encontros, a Educação Ambiental será fortalecida para a sociedade enfrentar determinadas situações vividas nos dias de hoje, como, por exemplo, a água, que é uma questão mais urgente. “A participação de todos se faz necessária, pois é a única forma de enfrentarmos os problemas ambientais pelos quais estamos passando”.

Os participantes foram separados em dois grupos, os quais responderam um questionário com a finalidade de identificar os perfis de atuação de Educação Ambiental no município. “Esse questionário pode ser solicitado na Secretaria de Meio Ambiente por qualquer pessoa que queira colaborar com o trabalho”, informa Georgette.

Na próxima reunião, agendada para quarta-feira, 28 de agosto, no Museu da Joia, das 14h às 16h, o grupo de trabalho irá discutir as diretrizes de como executar a Educação Ambiental. A expectativa do diretor é que até o final de setembro a minuta seja concluída e encaminhada à Câmara Municipal.

A Secretaria de Meio Ambiente fica na rua João Kühl Filho, s/nº, Parque Cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3451-2714.

Fonte: site da Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário