quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Reunião inicia trabalhos do projeto Dê as Mãos para o Futuro


Dê a mão para o futuroA Cooperativa de Reciclagem de Limeira (Coopereli) sediou nesta terça-feira, 13 de agosto, a reunião de início dos trabalhos do projeto Dê as Mãos para o Futuro. Trata-se de uma parceria, firmada no dia 3 de julho, que envolve a Prefeitura, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e a Associação Brasileira de Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (ABIPLA), além da Coopereli. O objetivo é organizar e aprimorar a coleta seletiva no município, através do fortalecimento e organização da cooperativa.

Participaram dos trabalhos representando a pasta de Meio Ambiente o diretor Tiago Valentim Georgette e a estagiária Rogéria Maria de Oliveira. Do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), estiveram presentes a assistente social do CRAS das Famílias Maria Alencar e a ecóloga Silvana de Oliveira. Representando a ABIHPEC, o coordenador técnico Rafael Furlan, e a Coopereli, a presidente Marlene de Jesus Saraiva, além de 11 cooperados.

De acordo com Georgette, no encontro foram apresentados a todos os envolvidos o funcionamento do convênio e alguns conceitos importantes como Logística Reversa, Pirataria de Embalagens de Perfumaria e Remuneração sobre Serviços Ambientais. “Foi aprovada uma visita dos cooperados de Limeira a uma cooperativa de catadores bem organizada no Estado de São Paulo”, disse. Na reunião, também foi combinado um sistema de divulgação da coleta de materiais recicláveis em Limeira.

Projeto

O Dê as Mãos para o Futuro terá 24 meses de duração e envolverá a capacitação dos cooperados, aquisição de equipamentos para a cooperativa e divulgação da coleta seletiva no município. A iniciativa visa proporcionar benefícios ao meio ambiente local, por meio da diminuição do volume de resíduos encaminhado ao Aterro Sanitário e redução do consumo de energia através da reciclagem de materiais. O projeto também proporciona benefício social, já que gera renda e fortalecimento dos eco-coletores e melhoria da qualidade de vida da população.

As reuniões na Coopereli acontecerão quinzenalmente.

por Secretaria Municipal de Comunicações (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário