sábado, 24 de agosto de 2013

Transparência: Limeira recebe capacitação do Programa Brasil Transparente até esta sexta

 
Cerca de 90 representantes de 18 cidades iniciaram nesta quinta, dia 22, uma capacitação do Programa Brasil Transparente, realizada em parceria pela Prefeitura de Limeira e a Controladoria Geral da União (CGU). O evento, que prossegue até o final da tarde desta sexta-feira, dia 23, acontece no ISCA Faculdades. A abertura dos trabalhos teve a participação do prefeito Paulo Hadich e do presidente da Câmara Municipal de Limeira, Ronei Costa Martins. A condução é de Márcio Sobral, coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção e Combate à Corrupção da CGU.

De acordo com Sobral, a capacitação é uma das ações previstas pelo Programa Brasil Transparente, que visa auxiliar Estados e municípios a aplicar a lei federal 12.527, de 2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação. Ele explicou que o programa inclui uma série de medidas que o governo federal deve tomar para que a lei tenha efetividade. “Essa lei é uma das mais abrangentes do mundo em relação à transparência, ela possibilita que qualquer um de nós obtenha qualquer tipo de informação do governo”, destacou Sobral. “Porém, há muitos municípios que ainda não conseguiram implementá-la na totalidade, por isso precisamos auxiliá-los”.

Com a capacitação destas quinta e sexta, Limeira se consolida como polo regional do Programa Brasil Transparente dentro do Conglomerado Urbano de Piracicaba. “Para nós, é muito importante Limeira sediar este evento, já que recentemente passamos por um processo que levou à cassação de um prefeito”, afirmou o prefeito Paulo Hadich. “Nós, administradores públicos, temos que ter a coragem de nos tornarmos vulneráveis, para que sejamos fiscalizados com toda a transparência”.

Para Hadich, “o índice de cobrança que a população está fazendo nunca tinha sido visto no Brasil”. “Quando criamos mecanismos de transparência, permitimos que as pessoas saibam por que as coisas acontecem ou não. E quando as pessoas se apoderam das informações, as decisões passam a ser delas, e não do governo”, ressaltou.

por Secretaria Municipal de Comunicações (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:

O encontro foi bem interessante. Os técnicos da CGU elaboraram um curso bem esclarecedor. Em suma, o que não for de segurança nacional, o que não for sigiloso por estar em processo ou o que não for pessoal, está liberado para qualquer pessoa saber.

O que querem com isso é passar da Cultura do Sigilo que imperava para a Cultura do Acesso, onde qualquer pessoa pode e deve acompanhar já que os recursos são públicos e de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário