sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Limeira recebe 1º tomógrafo especializado em árvores da região


O secretário do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades de Limeira, Alquermes Valvasori, conheceu na tarde desta quinta-feira, 28 de novembro, o Arbotom, equipamento alemão que realiza tomografias em árvores, adquirido pela Forty, empresa contratada pela Prefeitura e que presta serviços de retirada de árvores. A companhia Labcontrol, de São Paulo, realizou a apresentação técnica do aparelho aos presentes. Limeira será a primeira cidade da região de Campinas a contar com o equipamento.

 Valvasori explicou que atualmente, quando a pasta recebe pedidos de remoção de árvores, realiza a verificação visual dos casos. Segundo ele, com o tomógrafo, poderá haver avaliações mais especificas. O secretário destacou ainda os benefícios que o equipamento oferece. “A cidade ganha muito com esse serviço, uma vez que conta com muitas árvores antigas, principalmente das espécies peroba, jatobá, sibipiruna e ligustium. Com o equipamento, será possível indicar com mais precisão se podem apresentar riscos à população”, disse.

De acordo com o proprietário da Forty, Walter Jorge Paulo Filho, o aparelho já havia sido utilizado em alguns casos em Limeira, mas será, pela primeira vez, usado sistematicamente. “Agora será possível avaliar cerca de 250 árvores por mês, dependendo da época do ano, pois o equipamento não pode ser sujeito à umidade ou chuva”, explicou. A compra do tomógrafo, que possui durabilidade de cerca de 15 anos, não gerou custos para a Prefeitura.

Para o diretor da Forty Valdo Buzuti, o aparelho facilitará o trabalho da empresa e impedirá a remoção de árvores sadias. “Com esse equipamento, podemos descobrir se a árvore está comprometida ou não e evitar que seja retirada estando saudável”, afirmou. A empresa, que já realiza limpeza de áreas verdes e poda de árvores na cidade, passará a prestar esse serviço a partir do início de dezembro por solicitações da população e encaminhamento da Secretaria do Meio Ambiente.

Fonte: Assessoria de Comunicação (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário