domingo, 19 de janeiro de 2014

Armas nucleares no mundo

As armas nucleares representam a maior ameaça ao futuro da espécie humana e das outras formas de vida na Terra.

Os destrutivos e inaceitáveis testes nucleares atmosféricos e subaquáticos foram banidos em 1963 por um acordo entre EUA e URSS. Em 1991, a URSS acabou com seu programa de testes nucleares subterrâneos. Em 1992 foi a vez de Reino Unido e EUA banirem de vez os testes nucleares subterrâneos. Em 1996, França e China encerraram com seus testes nucleares subterrâneos.

Ocorreram inúmeros acidentes com ogivas nucleares durante a guerra fria, como queda de bombardeiros e submarinos que afundaram e estima-se que 50 ogivas estejam desaparecidas. Por muito pouco uma ogiva não detonou acidentalmente, causando uma catástrofe sem precedentes na historia da humanidade.

No auge da guerra fria EUA e URSS tinham juntos 80 mil ogivas. Atualmente possuem juntos 20 mil ogivas e futuramente seus arsenais serão reduzidos para 2 mil ogivas cada pais.

Potências nucleares declaradas

EUA

Os EUA mantêm um grande arsenal atômico, com cerca de 10 mil ogivas intactas, das quais cerca de 6 mil estariam ativas ou operacionais.

" Por volta de 1700 delas estão colocadas em sistemas de mísseis terrestres (ICBMs Minuteman e Peacekeeper)
" 1098 em aviões bombardeios (B-52 e B-2) e 3168 em submarinos.
" 800 são armas nucleares táticas (TNWs) e consistem em mísseis de cruzeiro Tomahawk e bombas B61.
" Segundo o Tratado de Moscou, de maio de 2002 (o Tratado de Reduções Ofensivas, ou Sort), assinado pelos EUA e pela Federação Russa, os dois países comprometeram-se a, até 2012, reduzir seu arsenal operacional para algo entre 1700 e 2200 ogivas nucleares.

Rússia

Segundo o Tratado Start I, o arsenal atômico do país foi reduzido para aproximadamente 7 mil ogivas nucleares.
 
 França

A França possui cerca de 350 ogivas nucleares.

Grã-Bretanha

O arsenal britânico seria formado por menos de 200 ogivas estratégicas ou "subestratégicas" colocadas em submarinos nucleares equipados com mísseis balísticos (SSBN).

China

A China tem um arsenal de cerca de 400 ogivas, cerca de 250 armas "estratégicas" e 150 armas "táticas". O país assinou, em 1992, o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (NPT) na qualidade de potência nuclear.

Índia

A Índia declarou formalmente possuir armas nucleares. O governo indiano possuiria entre 240 e 395 quilos de plutônio apto a equipar armas atômicas. Dependendo da sofisticação do projeto da ogiva, esse material seria suficiente para fabricar entre 40 e 90 armas de fissão nuclear.

Paquistão

Em julho passado, circularam informações de que o Paquistão construía um novo reator nuclear capaz de produzir plutônio suficiente para fabricar de 40 a 50 armas nucleares por ano, ampliando seu programa atômico. O Paquistão não assinou o NPT.

Fonte: Facebook (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário