sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Hadich legaliza animais no Parque Cidade

Stefanie Archilli
Prefeitura elaborou regulamento para uso do espaço, mas estabelece regras

Regulamento feito pela Prefeitura de Limeira determina regras para o uso do Parque Cidade. Um dos itens que sempre geravam polêmicas, a entrada de animais nas dependências do parque passará a ser oficialmente permitida, assim como a realização de eventos, desde que sejam gratuitos.

Decreto publicado no JOM (Jornal Oficial do Município) de ontem traz as regras, que vão constar no regulamento. Já o regimento interno do parque deverá ser apresentado em até 90 dias e irá determinar regras - como a utilização da pista de caminhada por pedestres e ciclistas, outro item polêmico. "O que acontece hoje é que o espaço do pedestre é insuficiente para receber o grande número de pessoas. Mas estamos estudando meios de evitar conflitos", declarou o diretor de Parques Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente, Tiago Valentim Georgette.

A Secretaria de Meio Ambiente, de acordo com o regulamento, será a responsável pelo Parque Cidade. Um gerente terá a tarefa de administrar o dia a dia do parque, além de atender os pedidos para realização de eventos no local. "Recebemos muitas solicitações para o uso do parque e é preciso ter regras estabelecidas para atender ou não os pedidos", declarou. Segundo Georgette, oficialmente, não havia nenhum regulamento e regimento interno para parque, inaugurado em 2007.

EVENTOS
De acordo com Georgette, só será permitida a realização de eventos com cunho cultural, educativo, de lazer ou esporte e que tenham entrada gratuita. "Também serão barrados eventos que possam gerar barulho excessivo - como eventos de carros tunados", falou.

Estes eventos só podem ser realizados com a autorização da secretaria e, caso não haja permissão, a atividade pode ser barrada pela GCM (Guarda Civil Municipal), que trabalha na segurança e fiscalização do parque. "Dois guardas ficam no parque, além do patrulhamento do Pelotão Ciclístico e das motos", disse.

Os espaços mais utilizados para eventos no parque é o palco do Museu da Joia e as áreas ao lado da futura biblioteca municipal e da Padaria do Ceprosom. "Em um mesmo fim de semana, demos quatro autorizações para eventos. O parque é muito procurado para eventos de pet (passeios de animais), culturais, atividades da prefeitura. Neste final de semana, haverá o 'Férias no Parque' e um campeonato estadual de swordplay (jogos medievais)", declarou.

ANIMAIS

O regulamento do Parque Cidade determina que animais domésticos podem transitar no local, sempre acompanhados de seus proprietários. "Mas o dono tem que ser totalmente responsável. Além do recolhimento das fezes do animal, o dono tem que garantir a segurança da população. Caso o animal ofereça insegurança, ele deve ser retirado", falou. O não recolhimento das fezes dos animais também pode gerar multa ao proprietário, no valor de R$ 96.

Também foi permitido o comércio ambulante de alimentos, desde que seja autorizado pela Secretaria de Agricultura. Já o horário de funcionamento do parque continua estabelecido das 6h às 22h, todos os dias da semana.

MELHORIAS
Questionado sobre possíveis melhorias para o Parque Cidade, Georgette afirmou que um dos objetivos da secretaria é melhorar a iluminação do local. "Sabemos das deficiências e vamos melhorar. A manutenção é corriqueira e necessária, pois tem final de semana que o parque recebe 3 mil pessoas", declarou.


Fonte: Jornal de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário