quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Saae e Meio Ambiente apresentam estudo sobre o saneamento de Limeira


A Prefeitura de Limeira realizou na manhã desta segunda-feira, 30 de dezembro, uma Audiência Pública do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), no Teatro Nair Bello, localizado no Parque Cidade. Na ocasião, a autarquia apresentou o Plano Municipal de Saneamento de Limeira,  elaborado conforme a determinação da Lei Federal nº 11.445/2007 – Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico.

O estudo engloba um conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais das áreas que compõem o saneamento básico municipal. São eles: o abastecimento de água potável; o esgotamento sanitário; a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e a drenagem urbana e manejo das águas pluviais. Segundo o presidente do Saae, Osmar da Silva Júnior, este plano será submetido para análise do Legislativo limeirense e após a aprovação dos vereadores ele virará uma lei municipal. “Precisamos rever este estudo a cada quatro anos, conforme a lei. A lei também determina que façamos uma projeção para 20 anos, mas nós estamos trabalhando com uma projeção de 26 anos”, afirmou Osmar.

O Saae fica responsável pelos estudos relacionados ao abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e a drenagem urbana e manejo das águas pluviais. Já a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos são de responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades.

“Temos o Plano de Redução de Risco, ele foi realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança Pública. Trata-se de um estudo que aponta os principais pontos com incidência de alagamento em Limeira, bem como os projetos necessários para a solução destes problemas”, explicou o presidente do Saae. Ainda, segundo Osmar, está em andamento licitação para contratação de projetos que apresentem soluções para os quinze pontos de alagamentos da cidade que foram apresentados no estudo de redução de riscos.

No entanto, o presidente do Saae lembra que a cidade ainda sofre as consequências do descarte de lixo em vias públicas. “Mais de 90 % dos casos de redes entupidas são resultados de detritos e resíduos que são jogados irregularmente, ou seja, é importante a participação popular no combate as enchentes e alagamentos”, salientou Osmar.

Resíduos Sólidos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades, também apresentou dados sobre a quantidade de resíduos gerados pela população do município. “Se pegarmos todo o volume descartado no aterro sanitário e compararmos com o número de habitantes em Limeira, temos como resultado uma média de 1,7 quilos de resíduos gerados por dia, por habitante”, alerta o diretor de Parques Ambientais, Tiago Valentim Georgette. De acordo com ele, 70% dos resíduos são provenientes da construção civil.

Diante deste estudo, a pasta apresentou como meta, até 2040, reciclar 70% do que for descartado pela população. Em paralelo, a secretaria irá intensificar os trabalhos de educação ambiental até 2016. “São iniciativas que precisam também do envolvimento da sociedade e não apenas do poder público”, lembra Georgette.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário