domingo, 23 de fevereiro de 2014

Funcionários da Prefeitura de Limeira participam de curso para implantação da Horta Educativa


 
Funcionários da Prefeitura de Limeira participaram no dia 11 de fevereiro, no município de Campinas, do curso para a implantação da Horta Educativa, projeto do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), coordenado pelos Fundos Sociais Municipais.

Estiveram presentes Vanessa Godoy e Graziela Tais Furlan, do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom); Douglas Bergamo, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Apoio à Zona Rural; Alexandra Elisbom e Ana Lúcia Martins, ambas da Secretaria da Educação; Ariane Fernanda dos Santos e Rachel Schimidt, da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades; e Maria Madalena Simonato, da Secretaria da Saúde.

Segundo consta no site do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (http://www.fundosocial.sp.gov.br/portal.php/programas-projetos-horta-educativa), o projeto foi elaborado para crianças de quatro a oito anos e visa à implantação de hortas educativas em unidades públicas de ensino, através da assinatura de convênios. O objetivo é ensinar, mesclando aulas teóricas e práticas, conceitos de Educação Ambiental, Nutricional e Valorização do Meio Rural via Horticultura. Em Limeira, o projeto será implantado no Centro de Educação Infantil e Ensino Fundamental (CEIEF) Aracy Nogueira Guimarães, no Jd. Lagoa Nova.

Para a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Limeira, Deise Hadich, o projeto tem grande importância. "Com a Horta Educativa, os alunos aprenderão sobre a produção de alimentos, cuidados com as plantas e, ao mesmo tempo se aproximarão da natureza no ambiente escolar, aprendendo na prática biologia e questões climáticas fora da sala de aula", disse Deise.

De acordo com Vanessa, o curso teve como objetivo capacitar os profissionais envolvidos no projeto, como educadores, cuidadores de horta e nutricionista, entre outros, para a implantação da horta educativa. "Foram ministrados conteúdos sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura no país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis", explicou ela.

O convênio com o Fundo Social Estadual, em São Paulo, já foi assinado pelo Fundo Social de Solidariedade de Limeira e os kits de ferramentas, sementes e material pedagógico doados pelo Fussesp serão entregues para Limeira na próxima quinta-feira, 27 de fevereiro.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário