domingo, 23 de fevereiro de 2014

Pirâmide Etária de Limeira e Educação Ambiental




Você já ouviu falar sobre Pirâmide Etária? Se não pode conhecer mais sobre ela clicando aqui.

Pirâmide etária é uma boa forma de se conhecer mais sobre a distribuição da população tanto pela idade, como pelo sexo dos habitantes.

É uma boa forma também para se saber onde se encontra a PEA - População Economicamente Ativa, ou seja, se temos mais população entre 16 e 65 anos ou não. Mais crianças é sinal de maior despesas com a primeira idade e com mais de 65 anos, são mais despesas com a população que já cumpriu seu papel social e que agora demanda ações de previdência, saúde e lazer.

Outra questão referindo-se à Educação Ambiental é que quando vemos a forma da pirâmide etária de Limeira que não é mais "piramidal" e sim com forma de "ovo de páscoa", vemos que o discurso de que o único público da Educação Ambiental deva ser as crianças é falho pois percebemos que Limeira já possui pouca participação do público infantil e que "jogar nas costas" a responsabilidade por trabalhar a crise ambiental apenas para as crianças é cometer um erro muito grande, já que esse público é menor na distribuição etária e a tendência é diminuir ainda mais, já que a tendência é de menos filhos por casais.

Não quero afirmar aqui que a escola não deva trabalhar a educação ambiental, pois esse público é muito necessário, mas há que se aumentar os investimentos na educação ambiental de jovens, adultos e idosos, pois caso contrário, as chances de se conseguir conscientização para a crise ambiental será sempre diminuta e com a sensação de não eficaz.

A pirâmide etária, bem como mais informações sobre a demografia limeirense podem ser encontrados no site do IBGE Cidades (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário