terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Procura por livros na Biblioteca Municipal cresce 17% em um ano

No ano de 2013, a população limeirense realizou 18.016 empréstimos nas bibliotecas municipais de Limeira (Biblioteca Municipal Infantil “Professora Cecília Quadros" e Biblioteca Municipal “Professor João de Sousa Ferraz”). De acordo com a Secretaria Municipal da Cultura, comparado a 2012, houve um aumento aproximado de 17% na retirada de materiais do acervo.

A biblioteca possui um total de 37.840 itens no acervo, que inclui livros, periódicos, gibis, enciclopédias, dicionários, CDs, fitas de vídeo, livros em braile, jogos e DVDs. Além disso, há uma grande variedade de assuntos no acervo, como romance, religião, autoajuda, poesia, medicina, teatro, biografias, literatura infanto-juvenil, entre outros. A Secretaria da Cultura informou que os livros mais procurados pelos leitores limeirenses são os de romance e os juvenis.

Para o secretário da Cultura, Nivaldo Menezes, a biblioteca é uma guardiã da cultura, do idioma e da história, e tem desempenhado com dedicação atividades que atendem aos mais diversos públicos e idades. Para Menezes, a leitura é algo fundamental na formação da sociedade. “Através dela, nos familiarizamos com o universo da escrita, o que facilita a melhor pronúncia das palavras, o desenvolvimento da escrita e da comunicação, além de ajudar as pessoas a desenvolverem um pensamento crítico e capaz de compreender melhor o meio em que vive”, explicou o secretário.

Na biblioteca, existem espaços específicos a determinados assuntos como para as publicações sobre a cidade de Limeira e de autores locais, o “Espaço Cultural Zumbi dos Palmares” para a etnia negra e também a “Ecoteca”, onde estão os livros e revistas sobre meio ambiente. São desenvolvidos também diversos tipos de atividades de incentivo à leitura durante o ano, como no Dia Nacional do Livro Infantil (comemorado no dia 18 de abril), quando há a realização de contação de histórias e outras atividades gratuitas destinadas a crianças entre 3 e 12 anos.

Em julho, durante uma semana das férias escolares, há o projeto “Venha se divertir na Biblioteca”, que também envolve contação de histórias, brincadeiras e jogos infantis. Existe ainda o programa “Pegue e Leve”, onde são disponibilizados livros que foram doados mas já fazem parte ou são similares aos livros que já existem no acervo. Além destas, a biblioteca realiza outras atividades no ano destinadas a vários tipos de público. A biblioteca fica na rua Senador Vergueiro, 845, Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário