terça-feira, 22 de abril de 2014

Fórum de Encontro das Águas define comissão intermunicipal



O 1º Fórum de Encontro das águas: Desafios para a conservação dos mananciais de Limeira, realizado nesta quinta-feira, 3 de abril, no auditório do Isca Faculdades, definiu a criação de uma Comissão Intermunicipal das Microbacias Hidrográficas de Limeira e região, formada por representantes de Limeira, Americana, Araras, Cordeirópolis (a confirmar), Iracemápolis e Engenheiro Coelho. O prefeito Paulo Hadich acompanhou a reunião e reforçou sua preocupação com o meio ambiente.

Estiveram ainda reunidos o prefeito de Iracemápolis, Valmir Gonçalves de Almeida, e o prefeito de Engenheiro Coelho, Pedro Franco de Oliveira.

 “A ideia é trabalhar essas questões agora para estar preparado para daqui a 20 ou 30 anos, que é quando poderemos sofrer as consequências de nossos atos no presente. É fundamental se propor pensar no amanhã”, comentou Hadich.

O fórum contou com a participação do presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Osmar da Silva Júnior, que detalhou a situação da bacia de Limeira, com enfoque para o Ribeirão Pinhal, utilizado como alternativa para captação de água para abastecimento da cidade. Foram abordadas medidas a serem estabelecidas para preservação dos córregos e ribeirões do município, bem como formas de se monitorar volume, vazão e qualidade da água.

“Precisamos definir ações efetivas que irão defender a bacia de Limeira e região para garantir o abastecimento no futuro”, destacou o presidente da autarquia.

Para o secretário municipal do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades, Alquermes Valvasori, a preocupação com as bacias deve ser de todos os municípios da região. “A água só é notada quando há falta, pois quando temos em abundância não nos damos conta que precisamos dela”, lembrou.

Fonte: Site da Prefeitura (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário