sábado, 31 de maio de 2014

Aterro sanitário recebe visita de coordenadores pedagógicos


 
Coordenadores pedagógicos de escolas municipais participaram nesta quinta-feira, 8 de maio, de uma capacitação de Educação Ambiental, oferecida pela Prefeitura de Limeira. Eles foram até o Ecoponto Santa Lúcia, observaram uma área de descarte irregular de lixo e fizeram uma visita técnica ao Aterro Municipal, onde conheceram todo o processo de recebimento e destinação dos resíduos. O trabalho será complementado nas próximas semanas, com uma visita à bacia do Ribeirão Tatu.

A capacitação terá a participação de todos os coordenadores das 83 escolas da rede municipal. O objetivo é colocá-los em contato direto com a realidade ambiental encontrada na cidade. Posteriormente, eles atuarão como multiplicadores, transmitindo o conhecimento adquirido aos professores da rede municipal, que por sua vez, irão trabalhar o assunto dentro da sala de aula.

A iniciativa nasceu a partir da Semana da Água, ocorrida em abril, e foi viabilizada graças a uma parceria das secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e de Educação. Segundo a coordenadora da área de Geografia da Secretaria de Educação, Lúcia Margarete Rodriguez, a proposta visa introduzir no currículo escolar conceitos sobre o consumo consciente e a relação entre a destinação correta do lixo e a qualidade da água. “Iremos trabalhar essas questões de maneira interdisciplinar, envolvendo principalmente as disciplinas de Geografia, História e Ciências”, explicou.

As atividades desenvolvidas nas escolas irão até setembro e serão encerradas com o concurso “Desenhando uma Limeira mais Limpa”. Segundo o diretor de Parques Ambientais da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Tiago Valentim Georgette, os alunos serão estimulados a criar desenhos a partir do tema. “Os trabalhos escolhidos irão estampar as laterais dos caminhões que transportam o lixo na cidade”, afirmou.

Aterro


Georgette usou dados do IBGE para ressaltar que os municípios ainda precisam avançar muito em relação ao tratamento do lixo. “De todo o lixo produzido no Brasil, cerca de 30% ainda vai parar em lixões”, observou. Ele explicou que Limeira apresenta uma condição positiva em relação à destinação correta dos resíduos.

O Aterro Municipal recebe 260 toneladas por dia de resíduos sólidos domésticos e de resíduos industriais não tóxicos. Além disso, são encaminhada para o local 400 toneladas por dia de resíduos de construção civil e materiais inservíveis do Só Cacareco. Todo o chorume produzido, aproximadamente 90 toneladas por dia, é tratado e devolvido ao meio ambiente de maneira adequada.

Pela primeira vez no aterro, a coordenadora da educação infantil da Ceief Professora Flora de Castro Rodrigues, Camila Riberti Ghiso Peixoto, que trabalha na prefeitura há 15 anos, achou interessante a oportunidade de saber como é feito o tratamento do lixo no local. “Toda essa formação me dará embasamento para realizar um trabalho de conscientização com as crianças e seus familiares”, comentou.

Fonte: Site da Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário