sábado, 31 de maio de 2014

Prefeitura limpa área no Jardim São Pedro


 

A Prefeitura de Limeira, em parceria com entidades protetoras de animais, realizou nesta sexta-feira, 30 de maio, a limpeza de uma área pública localizada na rua Vereador Samuel Berto, no Jd. São Pedro, próximo à escola Ruth Ramos. O local tornou-se alvo de reclamações de moradores, porque apresentava lixo, entulho e uma grande quantidade de gatos que foram abandonados por seus antigos donos.

A ação contou com a participação das secretarias de Serviços Públicos e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, do Centro de Controle de Zoonoses, e ainda, das entidades protetoras de animais Geda (Grupo de Estudos de Direitos Animais), Projeto Bicharada e Gepac (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre os Animais).

Segundo a coordenadora do CCZ, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, a área era ocupada por um munícipe, que acumulava entulho e alimentava os animais. Outros moradores também se sensibilizaram com a condição precária dos gatos e passaram a alimentá-los. “Os animais começaram a procriar até chegar a uma situação insustentável”, afirmou.

Pedrina estima que 30 gatos, entre filhotes e adultos, habitavam o terreno. Parte deles foi deixada sob os cuidados de protetores de animais, outra, foi levada ao CCZ, onde serão submetidos a uma avaliação clínica, castrados e colocados à adoção.

Para a Diretora de Proteção e Bem-Estar Animal da prefeitura, Giuliana Clarice Mercuri Quitério, o auxílio das entidades protetoras dos animais foi fundamental para a captura dos gatos durante a operação. Após a limpeza, ela explica que o terreno receberá uma placa comunicando que o abandono de animais é crime - a Lei de Crimes Ambientais Nº 9.605/98 prevê multa e prisão de três meses a um ano. “Além da questão jurídica, o abandono de animais traz implicações à saúde pública, porque os animais acabam se proliferando sem controle. Quem pretende adotar ou comprar um animal, deve ter consciência da responsabilidade que irá assumir”, salienta.

Giuliana orienta que denúncias de abandono ou maus-tratos a animais podem ser feitas à Guarda Civil Municipal, pelo 153.


Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário