segunda-feira, 28 de julho de 2014

Treze cidades da região de Piracicaba têm 'sobra' de água em época de seca

represa em Iracemápolis está cheia e Prefeitura diz ter água para até 6 meses (Foto: Graziela Félix/Prefeitura de Iracemápolis)

 
Prefeituras descartam racionamento e fazem campanhas de uso racional.
Outras 5 reduziram abastecimento e têm rodízio para enfrentar a estiagem.


Em contramão à crise hídrica pela qual passa o Estado de São Paulo neste ano, 13 das 18 cidades que são da área de cobertura do G1 Piracicaba têm "sobra" de água e não passam por problemas no abastecimento dos moradores. Apesar da boa situação, oa municípios fazem campanhas para que a população use a água com consciência e evite desperdícios.

Em Capivari (SP), por exemplo, o reservatório de água está cheio. Iracemápolis (SP) afirma que tem água para seis meses. E em Engenheiro Coelho (SP), o Executivo precisou conter a entrada de água em uma das represas para evitar o transbordamento. O racionamento nesses 13 municípios é descartado pelas Prefeituras.

Na região de Piracicaba (SP), apenas cinco municípios fazem rodízio ou racionamento de água para amenizar a estiagem: Nova Odessa (SP), Cosmópolis (SP), Cordeirópolis (SP), Rio das Pedras (SP) e Saltinho (SP), sendo que esta última é a que possui o corte mais severo no fornecimento, já que a população fica 21 horas sem água por dia.

Sem racionamento


Além de Capivari e Engenheiro Coelho, os outros municípios que descartam qualquer necessidade de racionar água são Piracicaba, Limeira, Santa Bárbara d'Oeste, São Pedro, Iracemápolis, Charqueada, Elias Fausto, Rafard, Ipeúna, Águas de São Pedro e Mombuca. Mesmo com reservatórios em situação normal, todas as Prefeituras afirmam que fazem campanhas par ao uso racional da água com moradores.

De acordo com informações do Serviço Autonomo de Água e Esgoto (Saae) de Capivari, 40% do município é abastecido com água de três mananciais e 60% com água de 37 poços artesianos. Diariamente, a autarquia faz vistorias nos mananciais para verificar a situação. Somente um deles está com a vazão baixa, o que não afeta o fornecimento, segundo o Saae.

Em Engenheiro Coelho a situação é parecida, mas o município tem ainda mais "sobra" de água. Conforme informações do Executivo, a cidade é abastecida por um reservatório na Fazenda Pinhalzinho, que está completamente cheio. Ainda de acordo com a Prefeitura, foi necessário fechar a entrada de água do reservatório por três horas na última semana para evitar que ele transbordasse.

Iracemápolis tem situação parecida, já que duas das três represas da cidade estão com capacidade total e a outra, a Iracema, está com 20% da capacidade. Na semana passada, o Executivo fez um estudo nas represas e constatou que a cidade tem água para seis meses, ainda que sem a chuva. "Descartamos o racionamento, mas vamos incentivar o uso consciente. Se cada pessoa diminuir 10% ou 15% do uso dentro de casa, já fará a diferença", disse o prefeito Valmir de Almeida (PT).

Uso consciente

Evitar o desperdício é simples e, para isso, deve-se apenas tomar banhos rápidos, desligar a torneira ao ensaboar as louças, reaproveitar a água da máquina de lavar roupa, usar a vassoura para limpar áreas e calçadas ao invés de mangueiras, não lavar carros, entre outras ações.

Fonte: G1 (aqui)

MEUS COMENTÁRIOS:

Limeira está no esforço de se trabalhar o uso consciente e racional da água. São trabalhos realizados nas escolas municipais com as formações da Semana da Água, os trabalhos realizados durante o Dia da Água, as milhares de cartilhas já distribuídas sobre uso consciente, palestras em empresas, associações, entidades assistenciais e por aí vai.

Quem quiser ser que as oficinas sejam oferecidas em seus grupos organizados, igrejas, empresas e outros basta agendar no Departamento de Educação Ambiental através do telefone 3451-3883 ou pelo e-mail bioatividades@limeira.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário