domingo, 24 de agosto de 2014

Comissão escolhe vencedores do concurso “Desenhando uma Limeira + Limpa”

 

Representantes da Prefeitura de Limeira e da sociedade civil participaram na tarde da última terça-feira, 19 de agosto, de uma comissão para eleger os alunos vencedores do concurso “Desenhando uma Limeira + Limpa”, que ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação. A seleção dos melhores desenhos é definida com base na criatividade, adequação à idade e coerência com o tema.

O objetivo do projeto é integrar os estudantes, do 1º ao 5º ano das escolas municipais, com questões ambientais enfrentadas pela sociedade atualmente, como sustentabilidade e estiagem. Toda rede municipal de ensino limeirense foi convidada a trabalhar o tema com os alunos, além de produzir os trabalhos artísticos. A comissão selecionará um desenho vencedor para cada ano escolar, totalizando cinco desenhos vencedores.

Com apoio da empresa Tecipar, 15 caminhões de coleta de lixo serão estampados com as artes dos alunos premiados. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquermes Valvasori, uma das funções do poder público é priorizar este trabalho com as crianças. “Não queremos apenas passar conhecimento, mas sim proporcionar que o estudante tenha participação ativa no projeto. Não é uma pedagogia para a criança, mas sim com a criança”, frisa.

O secretário ainda destaca a importância de avaliação do quesito artístico dos desenhos. “Precisamos contemplar o trabalho dos participantes e analisar as cores, os sentimentos e qual ideia é transmitida”, comenta Valvasori. O projeto foi incluso na programação da Semana da Água, promovida pela Prefeitura de Limeira, e contou com uma preparação didática para a realização dos desenhos, por meio de visitas ao Aterro Sanitário Municipal, ecopontos e áreas de preservação de mananciais.

Segundo a coordenadora da Área de Ciências da Secretaria de Educação, Adriana Cristina Müller Del Mondo, o governo municipal possui altas expectativas para os resultados da ação. “A prefeitura também visa o trabalho social com as crianças a fim de ensiná-las a valorizar e respeitar a profissão dos coletores de lixo”, afirma. Ela ainda ressalta que os resultados positivos estimulam a inovação do projeto para o próximo ano.

O secretário de Comunicação Social, Luiz Eduardo Mesquita, participou da comissão de avaliação e reitera a importância do concurso para os alunos. “É interessante conhecer a visão da criança sobre os problemas ambientais”, diz. Ele também cita que um dos desenhos que mais chamou sua atenção foi uma comparação de “antes e depois”, com duas versões da cidade. “No lado poluído do desenho, tudo era triste e pesado. Essa é uma percepção que a criança tem desde cedo”, conta o secretário. Os cinco vencedores serão conhecidos durante a cerimônia de encerramento da Semana da Água, dia 23 de setembro, no Teatro Nair Bello, no Parque Cidade de Limeira.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário