terça-feira, 5 de agosto de 2014

Coopereli participa de mais uma oficina de capacitação



 
A criação de um plano de trabalho para a Coopereli (Cooperativa de Reciclagem de Limeira) foi o objetivo de mais uma oficina de capacitação promovida pela ONG Circus (Circuito de Interação de Redes Sociais), nesta quinta-feira, 17 de julho.

A iniciativa recebe o apoio da Prefeitura de Limeira, que por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e do Ceprosom, vem realizando esforços para otimizar o trabalho desenvolvido pela Coopereli. Dentre as ações previstas, estão o aumento da produção e da renda dos cooperados, além da melhoria das condições de trabalho.

As oficinas, organizadas pela Circus, foram viabilizadas por meio de um convênio assinado entre a prefeitura e a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosmética) e com a Abipla (Associação Brasileira de Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins).

Segundo o sociólogo da Circus, João Conrado Dias Fabbri, a ideia desse trabalho é promover um cronograma de atividades que possa ser implantado a partir das demandas identificadas pelos próprios cooperados. “Estamos discutindo a resolução de problemas de infraestrutura, como a adoção de um sistema de alimentação da esteira, além de fortalecer a articulação com entidades parceiras e aprimorar a comunicação com todos os envolvidos no processo”, afirmou.

Outra integrante da ONG, a geógrafa Nara Barreto Malta, explicou que Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a chamada “logística reversa”, um conjunto de ações destinadas a instituir a coleta e restituir os resíduos sólidos ao setor empresarial. Ela ainda frisou que essas oficinas estão proporcionando aos integrantes da Coopereli a aquisição de conhecimento a respeito de cooperativismo, leis ambientais e de resíduos sólidos.

Para Eva Conceição de Souza, de 55 anos, que atua na cooperativa há 12 anos ao lado do marido, a atividade é uma importante atividade econômica, que possibilita o sustento da filha e de um neto. Ela comentou que as oficinas trarão bons resultados tanto para os cooperados como para os catadores autônomos. “Além de fortalecer os grupos envolvidos no trabalho, estamos conhecendo os nossos direitos, melhorando nossa autoestima e a renda das famílias”.

Sobre a Coopereli

Criada em 2002, a Coopereli está instalada em um terreno cedido pela prefeitura, na av. Antonio de Luna, no Jardim Aeroporto, e conta com o trabalho de aproximadamente 16 pessoas. Diariamente, recebe dois caminhões com recicláveis. Todo o material é separado, prensado e revendido.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário