sábado, 16 de agosto de 2014

Encontro de Educação Ambiental cujo tema foi os córregos que sumiram na história de Limeira

Evento discute educação ambiental com coordenadores e professores municipais

 

Coordenadores pedagógicos e professores de Limeira participaram de um encontro na última quinta-feira, 24 de julho, para discutir historicamente a construção do Plano Hidrográfico do município. O evento foi realizado pela Prefeitura de Limeira e ministrado por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em continuidade à Semana da Água, na Secretaria de Educação.

A reunião faz parte da formação que esses profissionais estão recebendo pela prefeitura e contou com apoio da Secretaria de Obras e Urbanismo, que elaborou um mapa com a rede hidrográfica municipal e pontuou os prédios escolares. Outro objeto de análise do projeto foi uma foto aérea datada de 1964, também fornecida pela pasta, para estudo e comparação.

O objetivo do evento foi relacionar a história com o meio ambiente. Segundo o diretor de educação ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Tiago Georgette, é importante mostrar que o soterramento de córregos é a razão de muitos problemas atuais. “As enchentes e a falta d'água são uma consequência. Não é algo que surgiu agora”, conta.

De acordo com Georgette, o encontro foi produtivo pois houve uma troca de conhecimentos, a partir das experiências dos coordenadores e professores. Cerca de 110 pessoas participaram da reunião, que foi dividida em dois períodos: manhã e tarde. O diretor da secretaria ressaltou que a questão ambiental é um assunto interdisciplinar. “Muitas vezes, relacionamos o ambiente à geografia e à ciência, mas é preciso lembrar que há um contexto histórico também”, afirma.

Seguem fotos no anexo. Créditos: Wagner Morente.

Felipe Caires - Estagiário de Jornalismo






Nenhum comentário:

Postar um comentário