sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Campanha alerta contra vazamentos e desperdício de água em prédios públicos


A Prefeitura de Limeira lançou nesta quarta-feira, 15 de outubro, a campanha “Aqui Tem Consciência”, para promover a conscientização sobre o uso adequado da água e a colaboração da população para que informe sobre vazamentos nos prédios públicos municipais e fechem bem as torneiras, evitando desperdícios. A iniciativa tem a parceria do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da Odebrecht Ambiental, por meio do movimento “Juntos pela Água”.

Segundo o prefeito Paulo Hadich, a campanha irá abranger 385 prédios públicos, cerca de 7.400 servidores e a rede pública municipal de ensino, envolvendo 40 mil alunos. “Temos que nos enxergar neste processo como grandes multiplicadores, reduzindo o consumo de água nos prédios públicos”, afirmou.

No início do ano, o gasto diário por pessoa nos prédios públicos era de 75 litros, mas com um trabalho realizado em parceria com a concessionária Odebrecht Ambiental, este consumo caiu para 47,7 litros. O objetivo, agora, é diminuir ainda mais esse número. “Para conter grandes desperdícios, as pessoas geralmente se preocupam com grandes vazamentos, mas é a soma dos pequenos que traz um resultado maior”, falou Hadich.

O prefeito ainda alertou sobre a situação do abastecimento, já que a vazão do rio Jaguari para captação de água está num nível crítico, de 2 metros cúbicos por segundo (m³/s), enquanto o normal é de 9 m³/s. “Não temos problemas com racionamento, mas devemos enxergar a situação como crítica”, declarou.

Hoje, 60% da captação de água para abastecimento ocorrem na bacia do ribeirão Pinhal e outros 40% no rio Jaguari. A cidade ainda conta com uma represa que faz a reserva técnica, o que garantiria o abastecimento da cidade entre 45 e 60 dias. “É preciso adotar posturas e aprender a mudar condutas. Quanto mais fizermos isso pela educação, menos riscos de entrarmos em um racionamento”, citou.

CONSUMO

O consumo de água na cidade tem diminuído, reduzindo 13% entre setembro deste ano em comparação a setembro do ano passado. Mesmo assim, a média é elevada, chegando a 170 litros por pessoa diariamente, quando o recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas) é de 110 litros.

De acordo com o presidente do SAAE, Osmar da Silva Junior, a parte mais importante da campanha é a conscientização, com o cidadão comunicando um vazamento ou fechando uma torneira assim que detectar uma situação de desperdício. “O nosso objetivo é também reparar os pequenos defeitos, pois hoje não temos problemas com grandes vazamentos nos prédios públicos graças ao trabalho feito pela prefeitura e a Odebrecht Ambiental”, falou.

A campanha terá uma ampla divulgação, com materiais fornecidos pela Odebrecht afixados em torneiras, bebedouros e válvulas hídricas, marcadores de livros aos alunos do 1º ao 5º ano, avisos junto ao holerite dos servidores e cartazes em todos os prédios públicos, envolvendo também a Câmara Municipal. Ao todo, são 30 mil adesivos, 14,3 mil marcadores de livro, 7.300 filipetas, 3.500 cartazes e 100 banners.

O diretor da Odebrecht em Limeira, Tadeu Ramos, afirmou que a iniciativa realizada pela prefeitura vem ao encontro da campanha “Juntos pela Água”, promovida pela concessionária. “O objetivo é educar e espero que as práticas conscientes se perpetuem e não ocorram apenas neste atual momento.”

A orientação para aqueles que encontrem algum problema relacionado a vazamentos, defeitos de equipamentos e desperdício de água em prédios municipais é que entrem em contato pelo telefone 156 da prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Fonte: Prefeitura de Limeira (aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário